Cidades
Praias amanhecem vazias em Niterói e Maricá
As praias de Niterói amanheceram vazias nesta quinta-feira (19) e os acessos às orlas da Região Oceânica estão bloqueados, devido à pandemia do Novo Coronavírus. A medida foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves, nesta quarta-feira (18), como forma de prevenção.
De acordo com a Prefeitura, a maior parte dos agentes atuam na praia de Icaraí, por conta do grande número de pessoas que realizam caminhada na extensão da orla. O trânsito no local, no entanto, está liberado, diferente das vias que dão acesso às praias da Região Oceânica, que só estão liberadas para moradores e serviços de entrega.
"Nas próximas semanas teremos mudanças importantes no Brasil e é importante que a população siga as recomendações das autoridades e fique em casa. A minha família já está de quarentena. Não é fácil, porque é uma mudança radical de hábitos, mas é necessário", disse Rodrigo Neves.
Diversos agentes da Guarda Municipal e da Polícia Civil atuam na praia da Zona Sul de Niterói com o intuito de orientar a população a ficar em casa. A delegada titular da Delegacia de Icaraí (77ª DP), Raíssa Telles, informou que caso haja descumprimento dessa orientação, a pessoa pode ser encaminhada para a distrital e responder criminalmente.
Ainda segundo a delegada, o caso pode ser enquadrado em dois tipos de crime: o primeiro de 'desobediência', em que a pena varia entre 15 dias e 6 meses; e o segundo de 'infração à medida de vigilância preventiva', em que a pena varia entre um mês e um ano.
"A pessoa será levada para a delegacia e lá será lavrado um termo circunstanciado. Se ela assinar o termo de compromisso de comparecer ao juizado, ela é liberada", finalizou a delegada.
Maricá
Em Maricá, os 46 quilômetros de orla da cidade permanecem vazios diante da pandemia. Na praia da Barra de Maricá, por exemplo, que é conhecida por receber muitos frequentadores, o movimento era nulo na manhã desta quinta-feira (19).
De acordo com os guardas vidas que atuam na orla, o número de banhista quase zerou desde a última segunda-feira (16).
"Um morador ou outro vem a praia, mas não temos visto aglomerações. Desde a segunda-feira o número de banhistas caiu consideravelmente", destacou um guarda que preferiu não se identificar.
Bares, quiosques e restaurantes seguem a determinação do decreto municipal, de funcionarem somente a partir das 11h.
Colaborou: Déborah Manhanini
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!