Cidades
Prefeitura de Niterói antecipa segunda parcela do 13º
A Prefeitura de Niterói vai adiantar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário de 2018 para o dia 11 de dezembro. O adiantamento do pagamento foi anunciado pelo prefeito Rodrigo Neves durante uma reunião da Comissão de Programação Financeira e Gestão Fiscal (CPFGF), que avalia todas as despesas do Executivo acima de R$ 100 mil.
“A antecipação do décimo terceiro salário movimenta a economia da cidade, promovendo o desenvolvimento local. Esse é mais um dos resultados da nossa política de gestão fiscal firme e equilibrada ao longo dos últimos seis anos, mesmo com a grave crise econômica no estado do Rio. A Prefeitura de Niterói conseguiu equilibrar as contas, zerar a dívida líquida, - quando assumimos, a cidade tinha uma dívida em relação à receita de 25% - quitar empréstimos antecipadamente, evitando juros e honrar os pagamentos de servidores”, afirmou Rodrigo Neves.
O prefeito também anunciou que, na sexta-feira (7), vai assinar um decreto determinando a abertura do registro fiscal de todos os secretários do primeiro escalão da prefeitura e uma auditoria da evolução patrimonial desses dirigentes desde 2013.
“Essa medida é fundamental para assegurar a transparência na administração pública e se integra ao esforço que estamos fazendo desde 2013 de controle e gestão fiscal responsável”, completou prefeito.
A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer, ressaltou que a gestão fiscal do Município já foi reconhecida por organismos independentes.
“Quando governamos com transparência, temos indicadores, metas e monitoramento de tudo o que estamos fazendo. Esses investimentos em modernização da gestão já garantiram para Niterói nota 10 na Escala Brasil Transparente, um projeto da Controladoria-Geral da União, e duas vezes a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal, entre outros”, lembrou Giovanna.
Na sexta-feira (7), a controladora geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, vai apresentar as ações realizadas pelo órgão de controle desde 2013 e o modelo a ser implantado a partir de 2019.
“Na sexta-feira estaremos comemorando o Dia Mundial de Combate à Corrupção e vamos apresentar as medidas para a Controladoria a partir de 2019, como diversas auditorias, entre elas a do patrimônio dos dirigentes do primeiro escalão, e a avaliação de risco dos processos. Também teremos projetos como Aluno Cidadão, onde os estudantes participam de atividades que promovem valores como ética, democracia, cidadania e o Previne, que fortalece análise prévia de todo processo licitatório da prefeitura”, adiantou Cristiane.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!