Cidades
Prefeitura de Niterói volta atrás sobre regras de transporte por aplicativo
A Prefeitura de Niterói garantiu aos representantes das associações que representam motoristas de aplicativos de transporte individual que não irá regulamentar o decreto nº 12.977/2018, emitido pelo próprio prefeito Rodrigo Neves (PDT), sem que antes estude as reivindicações feitas por eles na manhã desta quarta-feira (3). A reunião não contou com a presença de Rodrigo, que foi representado pelo secretário Executivo, Axel Grael.
A informação foi passada pelo fundador do movimento “Ponta a Ponta”, Leandro Xavier.
O encontro foi realizado após cerca de 250 motoristas manifestarem em frente à sede da Prefeitura, no Centro. Também participaram do encontro o Secretário Municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas e o Subsecretário Municipal de Transportes, Murilo Moreira.
Quatro reivindicações foram feitas pelos representantes: aumentar o tempo de fabricação do veículo exigida no decreto de 5 para 10 anos; suspender a exigência do emplacamento obrigatório no município de Niterói; implantação de um ponto de embarque de passageiros em pontos de grande concentração como shoppings e estação das barcas; e que o destino do passageiro possa ser mostrado no aplicativo antes do embarque do cliente.
“Eles garantiram que iriam estudar o caso e que entrariam em contato para que a regulamentação do decreto fosse adequada”, contou Leandro.
Segundo a Prefeitura de Niterói, atualmente mais de 3 mil carros de aplicativos de outras cidades e 2 mil carros de aplicativos de niteroienses circulam na cidade, frota que supera o número de táxis na cidade (2 mil). De acordo com a Prefeitura, a regulamentação é fundamental para a segurança do usuário e para evitar problemas ainda maiores no já pesado trânsito de veículos na cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!