São Gonçalo

Prefeitura de São Gonçalo assumirá UPA de Santa Luzia

Unidade atende mais de oito bairros e cidades vizinhas

Unidade de Pronto Atendimento de Santa Luzia, em São Gonçalo.
Unidade de Pronto Atendimento de Santa Luzia, em São Gonçalo. |  Foto: Arquivo - Enfoco
 

A Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, informou nesta segunda-feira (21) que vai assumir a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Luzia. O troca de gestão acontece no próximo dia 19 de março. 

A UPA de Santa Luzia é considerada como uma das principais do município, atendendo pacientes dos bairros Marambaia, Jardim Catarina, Santa Luzia, Laranjal, Vista Alegre, Monjolos, Jardim Bom Retiro e Guaxindiba. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil explicou que o contrato com a Organização Social que administra a UPA acaba no próximo mês. Com isso, o município abre uma nova licitação para contratação de outra gestora. 

Ainda segundo a prefeitura, o repasse para custear a unidade ficará por conta do estado.

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Atenção à Saúde, confirmou a informação que a UPA São Gonçalo II (Santa Luzia) será municipalizada no dia 19 março, conforme pedido feito pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, em 14 de janeiro de 2022.

A SES complementou que, atualmente, a gestão da UPA é realizada pela organização social Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne), que já recebeu os repasses da SES referentes ao mês de fevereiro e aos 18 dias de março, para quitação da manutenção e do custeio da folha de pagamento. Cabe à Afne o pagamento dos vencimentos dos profissionais, além dos direitos trabalhistas.

Com relação ao vínculo dos trabalhadores da UPA São Gonçalo II, a SES informou que devem ser restabelecidos pela nova gestão.

< Maior catástrofe de Petrópolis já tem mais de 180 mortes Rainha de Bateria Larissa Honaiser mostra talento além do samba no pé <