Serviço
Prefeitura do Rio inaugura Super Centro Carioca de Vacinação
Local irá oferecer todas as vacinas do calendário de imunizações
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou o novo Super Centro Carioca de Vacinação neste sábado (28), em Botafogo. A unidade vai funcionar no prédio histórico do Hospital Municipal Rocha Maia, que foi reformado pela Secretaria Municipal de Saúde para o serviço.
O evento, que estava previsto para ter início às 12h, começou com quase 1h de atraso. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha estiveram presentes.
O secretário municipal de Saúde foi o primeiro a falar. “A obra foi inaugurada em 1905 pelo arquiteto Luiz Moraes Júnior, que fez também o projeto do Pavilhão Mourisco, o Castelo da Fiocruz. A expectativa é que a gente vacine 600 pessoas por dia", afirmou Daniel Soranz.
Paes falou do investimento da saúde em seu governo. “É uma honra muito grande estar aqui. A gente sabe que a saúde consome mais recursos, mas com a saúde das pessoas a gente não vai brincar”, iniciou.
Em sua fala, o prefeito criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e elogiou o início de mandato de Lula. “De novo com o governo Lula o Rio de Janeiro sendo tratado com a prioridade que ele merece”, disse.
“Eu nunca vi o nível de degradação do tecido social como a gente vê agora. O nível de empobrecimento, a falta de alternativa. É difícil. As pessoas estão sem emprego sem ter o que fazer. Agora a gente volta a crescer pro povo mais pobre ser bem tratado, e fazer o Rio de Janeiro voltar a sorrir”, completou Paes.
O ministro Alexandre Padilha afirmou a importância desse centro de vacinação para retomada do combate à pandemia e da integração entre o governo e o estado do Rio de Janeiro.
“Eu também fiquei muito emocionado de ver esse prédio, esse espaço. Ver um lugar que era almoxarifado se tornar um lugar público da saúde. Pra mim é um outro presente na minha primeira agenda poder participar da inauguração de um prédio como esse, histórico”, disse.
“O presidente Lula diz: nós não conseguiremos reconstruir o Brasil sem reconstruir o Rio de Janeiro”, comentou o ministro. Padilha finalizou sua fala dizendo: “O Zé Gotinha voltou!”
O ministro foi quem aplicou a primeira dose de vacina no Super Centro de Vacinação.
À imprensa, o ministro relembrou os atos golpistas no início deste mês e reforçou que haverá punição severa a todos que financiaram esses vandalismos.
Houve também um período de homenagem com a entrega de uma placa à Maria Cecília Minayo, professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.
“A minha palavra é de um agradecimento muito grande. Eu estava pensando antes de vir cá e tem 67 anos que eu sou professora, eu tenho 84. Eu acho que eu fiz um papel de formiguinha e que não parei até hoje. Eu quero agradecer ao prefeito, ao secretário e ao ministério que veio prestar essa homenagem”, disse a pesquisadora emérita.
O local de enfrentamento da pandemia funcionará diariamente (incluindo aos domingos), das 8h às 22h.
A estimativa de atendimento é de 600 pessoas por dia. Também dentro do prédio histórico funcionará o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) Myrtes Amorelli Gonzaga.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!