BRTs

Prefeitura do Rio publica edital para compra de novos BRTs

Será realizada aquisição de 557 novos veículos

Os novos veículos terão ainda portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário
Os novos veículos terão ainda portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário |  Foto: Ascom Rio
  

A Prefeitura do Rio publicou um edital para a renovação da frota de BRTs  no Diário Oficial do município desta segunda-feira (14). Com  aquisição de 557 novos veículos, a compra, por meio de licitação, faz parte de um projeto que envolve a requalificação desse tipo de transporte.

Atualmente, os usuários do Transporte Rápido por Ônibus, o BRT na sigla em inglês, enfrentam problemas com a lotação acima da capacidade e falta de ônibus em diversas linhas que atendem bairros das zonas Oeste e Norte da capital. Com a compra dos novos veículos, a intenção é aumentar a qualidade no serviço prestado e reduzir os intervalos de circulação, uma vez que haverá maior oferta de ônibus.

A medida, sob a gestão da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), possibilita a substituição gradativa dos ônibus antigos a partir do segundo semestre deste ano e a expansão do sistema até 2023. De acordo com a prefeitura o objetivo é garantir mais qualidade no serviço prestado.

A aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações. A primeira prevê a compra de 307 veículos articulados, com inicio da entrega em outubro. A segunda é para receber outros 250 ônibus no segundo semestre de 2023 (modelos básicos e de 21 metros).

Os novos veículos terão ainda portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário. Além disso, está previsto mais um espaço de cadeirante nos articulados e todos os ônibus terão equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento.

A SMTR também vai licitar a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também da manutenção dos veículos e gestão das garagens.

< Rio incia vacinação infantil nas escolas nesta segunda Colégio Pedro II retoma aulas presenciais nesta segunda <