Cidades

Prefeitura do Rio realiza fiscalização em comércios

Prefeitura orientou mais de 100 estabelecimentos neste fim de semana. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em ações conjuntas com outros órgãos municipais, orientou, neste fim de semana, mais de 100 estabelecimentos quanto à necessidade de encerramento preventivo de suas atividades.

As equipes percorreram a orla das zonas Sul e Oeste, a Rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, e o bairro de Madureira, na Zona Norte. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e, assim, a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira (23) a ação continua na calçada do Mercadão de Madureira até o hospital Carmela Dutra.

O trabalho tem sido voltado à conscientização dos comerciantes e ambulantes cariocas, mas a partir desta terça-feira (24) o fechamento do comércio na cidade será obrigatório, por tempo indeterminado, conforme determinação do prefeito Marcelo Crivella, anunciada neste domingo (22).

As exceções de fechamento são para farmácias, supermercados e hortifrutis, padarias, pet shops e lojas de equipamentos médicos e ortopédicos. Mais informações no link: https://bit.ly/39drKZE.

Balanço das ações 

No fim de semana foram orientados ao todo 100 estabelecimentos. No domingo, as equipes percorreram 168 quiosques das zonas Sul e Oeste. Destes, 130 já se encontravam fechados, 19 fecharam após a orientação dos agentes e os outros 19 informaram estarem trabalhando com 30% de sua capacidade, conforme decreto em vigor.

Já no sábado, os agentes da Prefeitura atuaram em Madureira e na Barra. Na Zona Norte, orientaram 35 lojistas da Estrada do Portela. E na Zona Oeste, vistoriaram quiosques do Posto 7 até a altura da Rua Olegário Maciel, constatando que apenas 12 quiosques estavam abertos, porém sem movimentação de consumidor. Na Olegário, fiscalizaram 15 estabelecimentos, todos orientados a reduzir o número de mesas e cadeiras em 30% para evitar a aglomeração e reduzir a possibilidade de contágio.

Histórico 

Na sexta-feira, 20, as equipes estiveram na Saara – um dos principais polos de comércio popular da cidade, no Centro. E na quinta-feira, em 83 quiosques das zonas Sul e Oeste, dos quais 37 atenderam à recomendação de fechamento. No mesmo dia, de madrugada, duas boates na Rua Duvivier, em Copacabana, encerraram suas atividades após orientação de guardas municipais do Programa Rio+Seguro; e à noite, foram visitados 16 endereços de bares e boates em Botafogo, Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, mas os estabelecimentos averiguados já se encontravam fechados.

Órgãos

Com planejamento e integração da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, as ações contam com efetivos da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Fazenda, além da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, de acordo com a necessidade operacional.

< Presos do regime semiaberto no Rio em casa por 30 dias Saúde do Rio recebe 200 mil testes para coronavírus <