Cidades

Prefeituras divergem sobre flexibilização do uso de máscaras

Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras divergem sobre flexibilização do uso de máscaras
Governador sancionou a liberação do uso de máscara no estado do Rio. Foto: Karina Cruz

Após a liberação do uso de máscaras em locais abertos na cidade do Rio, pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), nesta terça-feira (26), municípios da Região Metropolitana têm posições diferentes quanto à liberação do utensílio de proteção.

Deputados estaduais também votaram um projeto de lei sobre a flexibilização da retirada da máscara em locais abertos no estado, cabendo, no entanto, a última palavra das prefeituras. O governador Cláudio Castro (PL) sancionou, nesta quarta-feira (27), o projeto.

Em Niterói, por exemplo, as medidas avançam de acordo com o número de vacinados e o número de casos na cidade. O uso do utensílio já pode ser descartado nas areias das praias desde o início do mês de acordo com a fase 1. Já na fase 2, em novembro, a ideia é que a população já não precise utilizar a máscara em atividades ao ar livre.

A dispensa em seu uso está prevista para acontecer somente em janeiro de 2022, quando de acordo com o cronograma de vacinação, todos os moradores devem estar 100% imunizados. A recomendação para continuar o uso do acessório seguirá apenas para pessoas pessoas pertencentes a grupos de risco para Covid-19 — imunossuprimidos, gestantes e idosos.

Maricá

Já em Maricá, de acordo com a prefeitura, ainda não há previsão para flexibilizar o uso de máscaras. As medidas são avaliadas por um comitê intersetorial da prefeitura e ampliadas, com segurança, conforme o avanço da vacinação e a consequente redução da taxa de transmissão e contaminação pelo vírus. O órgão diz ainda que a decisão é baseada em evidências científicas que tornam a máscara um item de extrema importância para evitar a disseminação do coronavírus.

Itaboraí

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informou que a cidade se encontra na bandeira verde, risco muito baixo de contágio de Covid-19, tendo registrado até essa data 65.708 notificações. Foram confirmados 18.834 casos positivos de Covid-19, se encontram ainda em investigação 76. O município também já descartou 21.395 casos prováveis, mas, ainda sim, 894 óbitos foram registrados. Não há dados sobre vacinação na página oficial do órgão.

São Gonçalo

Município vai decidir e avaliar os indicadores epidemiológicos mais recentes ligados ao combate à pandemia. Foto: Marcelo Tavares

De acordo com a prefeitura de São Gonçalo, uma reunião do gabinete de crise da Covid-19 do município vai avaliar os indicadores epidemiológicos mais recentes e debater novas medidas ligadas ao combate à pandemia.

Dados emitidos pela secretaria municipal de Saúde mostram que foram confirmados três óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nesta quarta-feira (27), chegando a 3.450 no total. As mortes ocorreram entre os dias 21 de setembro e 12 de outubro.  Até o momento, São Gonçalo contabiliza 120.347 casos confirmados, 116.789 curados, 26 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 82 em quarentena domiciliar, 54 óbitos em investigação e 3.450 óbitos confirmados.

Capital

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta quarta-feira (27), um decreto no Diário Oficial em que libera o uso de máscaras em lugares abertos e autoriza o funcionamento de boates, casas de show e salões de dança com até 50% da capacidade. Em ambientes fechados e transportes públicos, a obrigatoriedade da proteção facial continua valendo.

A liberação foi uma recomendação do comitê de especialistas instaurado pela prefeitura para assessorá-la no combate à pandemia de Covid-19.

"Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada", justificou Paes. Mesmo após aprovação do governador, ainda caberá a cada município a decisão final.

Estado do Rio

A Secretaria de Estado de Saúde publicou, nesta quinta-feira (28), recomendação aos municípios que deverão seguir os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios para a flexibilização do uso das máscaras.

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia [de covid-19], esta medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus”, disse, em nota, o governador.

Segundo Castro, o estado encontra-se atualmente no cenário de baixo risco de contaminação de Covid-19 em todas as regiões devido à agilidade na distribuição das vacinas aos municípios. “Para que a luta contra a Covid-19 seja vencida definitivamente, peço que todos continuem seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, afirmou.

< Facebook anuncia mudança de nome nesta quinta Cemitérios de Itaboraí estarão abertos para visitação no Dia de Finados <