Pesquisa

Procon dá dicas de compra de brinquedos para o 'Dia das Crianças'

Levantamento lista preços de 100 itens em 13 lojas virtuais

Segundo levantamento, alguns produtos variaram até 251% nos valores
Segundo levantamento, alguns produtos variaram até 251% nos valores |  Foto: Arquivo/Enfoco

Uma pesquisa feita pelo Procon Estadual do Rio de Janeiro, entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, realizou um levantamento de preços de 100 brinquedos em 13 lojas virtuais, com foco no "Dia das Crianças", e constatou uma variação de até 251% nos valores dos presentes. Três deles foram notificados por apresentarem irregularidades na informação do preço que podem induzir o consumidor ao erro. 

De acordo com o levantamento, as flutuações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra-cabeça. Já a menor variação ficou a cargo de um lançador com acessórios, que variou 12% em lojas diferentes. Segundo o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, neste "Dia das Crianças", o faturamento deverá aumentar 8% em relação ao ano passado. 

"O objetivo foi de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente. Também manteremos a vigilância no e-commerce. Durante a semana do Dia das Crianças, faremos fiscalizações em lojas que comercializam produtos para este público. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas", explica Coelho. 

Ainda conforme Coelho, os sites notificados após a fiscalização terão 48 horas para realizarem adequação.

O levantamento feito em lojas que tinham mais de um fornecedor do produto pesquisado, teve considerado o menor valor. A pesquisa poderá ser acessada através do link https://bit.ly/Pesquisa-Dia-das-Crianças-2023-ProconRJ. Os preços informados foram apurados dentro do período indicado e podem variar conforme a data.

Orientações para as compras

Considerando que o ''Dia das Crianças'' movimentará o comércio, tanto no e-commerce como em lojas físicas, o Procon RJ elaborou algumas dicas importantes aos consumidores.

1- Pesquisar é muito importante. Produtos idênticos podem apresentar grandes variações em lojas diferentes. 

2- Se for efetuar compra de forma virtual, fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto.

3- Fique atento à classificação etária do brinquedo. Ela deverá ser adequada à idade da criança.

4- Verifique se há o selo do Inmetro no brinquedo adquirido. Isso garantirá que este produto passou por testes que o liberaram para comercialização. 

5- Observe o rótulo e certifique-se de que não haja agentes que possam causar intoxicações ou alergias à criança. 

6- Não digite dados pessoais e não envie fotos através de links, aplicativos de mensagens, e-mails ou sites desconhecidos.

7- Busque a reputação do site que deseja realizar a compra, com outros consumidores e através de sites específicos para isso, como o consumidor.gov.br

8- Atente-se à política de troca de cada loja, pois ela não é obrigatória.

9- O direito de arrependimento é um direito do consumidor e poderá ser exercido para aquelas compras realizadas pela internet, telefone e até mesmo catálogos. Neste caso, o consumidor terá sete dias para desistir da compra, por qualquer motivo, e deverá ser restituído de todo valor pago, inclusive do frete.

10- Peça sempre a nota fiscal, não importa a modalidade da compra. 

< Simony mostra queda de cabelo e novo visual devido ao câncer Ator do personagem 'Beiçola' desiste de mudança após receber doação <