Cidades
Procon de olho nas papelarias da região na volta às aulas
A Operação Professor Girafales, deflagrada pelo Procon na semana passada, percorre dezenas de papelarias em vários municípios para fiscalizar irregularidades na venda de produtos aos consumidores. Esta semana, a ação vistoriou 11 estabelecimentos em Niterói e São Gonçalo e sete apresentaram irregularidades durante a visita dos agentes. Cinco papelarias foram notificadas e duas delas autuadas.
Mais uma vez o maior problema foi a ausência de preços nos produtos, o que obriga o consumidor a procurar informações com os vendedores. A ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros também atingiu quase todos os estabelecimentos vistoriados.
A unidade da Rede de Papelaria e Livraria Tid’s, no Centro de Niterói, apresentou o maior número de irregularidades. O pior deles, é que havia buracos no teto, expondo a fiação elétrica. A loja terá um prazo de 15 dias para resolver o problema, caso contrário, será interditada. O Livro de Reclamações estava trancado em um armário longe do acesso dos clientes, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.
Durante toda a ação, as papelarias Art Nit (Plaza Shopping, Centro, Niterói), Kalunga (Av. Pres. Kennedy, 425, Centro, São Gonçalo), Caçula (Rua Capitão Juvenal Figueiredo, Km 10, Colubandê, São Gonçalo), Kalunga (Shopping São Gonçalo), Papelaria São Gonçalo (Travessa Zeferino Reis, 102, Neves) não apresentaram irregularidades.
Balanço da Operação Professor Girafales:
1 - Papelaria e Livraria Tid's (Av. Visconde do Rio Branco, 295, Niterói): Ausência de preços nos produtos expostos para a venda; teto com buracos expondo a fiação (prazo de 15 dias para reparos sob pena de interdição); ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros; Livro de Reclamações estava trancado em um cofre que apenas uma funcionária, que não estava na loja na hora que os fiscais chegaram, tem acesso.
2 – Toca do Papel (Rua São Clemente 70, Centro, Niterói): Ausências de preços nos produtos expostos para a venda; do Certificado do Corpo de Bombeiros; e do cartaz do Livro de Reclamações.
3 – Papel e Arte (Rua da Conceição, 99, Centro, Niterói): Ausências de preços nos produtos expostos para a venda; do Certificado do Corpo de Bombeiros.
4 – Papelaria Sagarana (Av. Dezoito do Forte, 170, Mutuá, São Gonçalo): Ausência de alvará de funcionamento e do Certificado do Corpo de Bombeiros.
5 – Caçula (Av. Visconde do Rio Branco, 287, Centro, Niterói): Ausência de preços nos produtos expostos para a venda e do Certificado do Corpo de Bombeiros.
6 – Papelaria Falcão (Rua da Conceição, 212, Centro, Niterói): Ausência de preços nos produtos expostos para a venda.
7 – Papelaria Enfoque (Rua Feliciano Sodre, 137, Centro, São Gonçalo): Ausências de preços nos produtos expostos para a venda.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!