Cidades
Procon Estadual autua quatro restaurantes em Icaraí
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Rio de Janeiro, realizou nesta sexta-feira (7) a primeira ação de fiscalização da operação "Trampolim", que aconteceu em Niterói e resultou com 25 quilos de alimentos impróprios ao consumo.
O alvo da ação foi a região gastronômica do bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade, onde cinco estabelecimentos foram fiscalizados, sendo quatro deles autuados.
De acordo com o Procon, o estabelecimento O Japa, armazenava 17 quilos de produtos sem especificação de validade, entre pele de salmão, lula e salmão. Já o restaurante Cattleya armazenava três quilos e 850 gramas de produtos vencidos, entre molhos e batata rústica. Outros dois quilos e 900 gramas de produtos, entre bacon, molho e frutos do mar, não estavam devidamente rotulados com informações de vencimento.
No Salve Simpatia não foi apresentado aos fiscais o certificado de potabilidade da água e não havia no estabelecimento o cartaz com o telefone 151 e o endereço do Procon-RJ. O cartaz também estava ausente no Bar Predileto, que não tinha o cartaz sobre a disponibilidade de água potável e gratuita para clientes, nem o Livro de Reclamações. No bar foram encontrados problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, geladeira com ferrugem, piso quebrado e lixeira com pedal inoperante.
Vale lembrar que o consumidor pode se negar a pagar por alimentos com sabor, odor ou objetos estranhos. Ele pode, também, exigir um novo produto, independentemente da quantidade já consumida. A falta de higiene no estabelecimento também deve ser questionada. O consumidor pode formalizar a denúncia no órgão de vigilância sanitária do município.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!