Saúde
Procura por testes de covid-19 em alta no Rio, Maricá e SG
Municípios reforçam necessidade de manter vacinas em dia
O mês de agosto trouxe uma nova preocupação para os moradores do Rio, São Gonçalo e Maricá: um aumento significativo no número de testes de covid-19. Somando os municípios, os números chegam a 13.998 testes realizados neste período. Neste, as cidades ressaltam a importância de manter a vacinação atualizada para evitar o aumento de casos.
Os postos de saúde do Rio registraram um total de 2.830 solicitações para testes de covid-19, de 11 a 17 de agosto. A demanda subiu consideravelmente na semana seguinte, 18 a 24, com 4.262 testes realizados. A procura crescente também acompanhou um aumento preocupante nos testes positivos, que saltou de 2% para 7% no mesmo período, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.
A SMS informou, no entanto, que a ocupação dos leitos hospitalares na rede pública do município permanece sob controle, com apenas dois pacientes internados devido à covid-19. Contudo, o cenário no estado do Rio de Janeiro como um todo exige vigilância contínua.
Os indicadores da doença têm mostrado alta, o que levou a Secretaria Estadual de Saúde a retomar a publicação de boletins sobre o aumento de casos.
Apesar do cenário em deterioração, a adesão à vacina XBB, que é eficaz contra novas variantes do coronavírus, permanece baixa. Até o momento, foram aplicadas 443.773 doses do imunizante.
Dados de Maricá e SG
Em Maricá, os números mostram um aumento nos testes de covid-19, com 18 realizados em julho e 64 em agosto até a última quarta-feira (28). A cobertura vacinal está em 94% para pessoas a partir de 12 anos e 67% para crianças de 6 meses a 11 anos.
Em agosto, foram confirmados sete casos, número considerado estável. O município informou que segue em vigilância, monitorando a situação e promovendo ações preventivas, e a testagem nas USF ocorre de segunda a sexta-feira, por demanda espontânea ou agendamento neste link, para pessoas com sintomas suspeitos entre 3 e 7 dias, como febre, tosse e dores no corpo.
Locais e Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Em outra frente, para evitar o desperdício de doses, as USF Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2 aplicarão a vacina nesse público às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h.
Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que realizou 3.412 testes entre os dias 4 e 24 de agosto deste ano. Destes, 64 positivaram, 1,8%. Na primeira semana (4 a 10 de agosto), foram feitos 1.480 testes com 32 positivados. Na segunda semana (11 a 17), foram 1.056 testes com 19 positivados. Na última semana (18 a 24), foram feitos 876 testes e 13 positivaram.
Locais e Horários: Clínicas municipais Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, que atendem, durante a semana, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e em 63 salas de vacina da rede municipal, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!