Cidades

Profissionais da Educação Física de Niterói querem inclusão da categoria como essencial

Imagem ilustrativa da imagem Profissionais da Educação Física de Niterói querem inclusão da categoria como essencial
Os manifestantes seguiram pela calçada da Avenida Amaral Peixoto e caminharam até as escadarias da Câmara Municipal de Niterói pedindo, "Fora Grael". Foto: Vitor Soares

Apesar do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), ter autorizado a volta das academias de ginástica, a partir da próxima segunda-feira (19), profissionais do setor fizeram um ato na tarde desta quinta-feira (18) na frente da Estação da Barcas, no Centro de Niterói. Eles reivindicam a inclusão da categoria como serviço essencial.

A manifestação contou com representantes de outros setores do comércio que ficaram de fora da flexibilização, como profissionais de casas de shows e quiosqueiros.

O protesto começou por volta de 16h e foi acompanhado por agentes da Guarda Municipal e também por policiais militares do Batalhão de Niterói (12° BPM).

Os manifestantes seguiram pela Avenida Ernani do Amaral Peixoto e caminharam até as escadarias da Câmara Municipal. De acordo com Marcus Silva Araújo a Educação Física não faz parte do problema, e, sim, da solução.

"Nós somos provedores de saúde e a prefeitura nos encara como lazer. Municípios vizinhos como São Gonçalo, Itaboraí e no Rio nossa profissão é essencial, mas aqui em Niterói não. Com a reabertura, tivemos uma batalha vencida, mas a guerra não acabou. Essa reabertura é um alívio, mas ainda será difícil a gente recuperar o fôlego"

Sindilojas

O anúncio da flexibilização do comércio foi vista como 'algo absolutamente justo', pelo presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), Charbel Tauil. Ele diz que a maioria dos empreendedores locais de comércio e serviços segue fielmente os protocolos sanitários determinados pelas autoridades. Mas ainda há um clima de insatisfação no ar: a categoria quer mais 120 dias de prazo para pagamento de cada parcela do IPTU de 2021, e parcelamento imediato do IPTU de 2020, ambos sem juros nem multa.

"Não é o caso de dizer que estamos satisfeitos, pois principalmente os pequenos e médios empresários estão atravessando graves necessidades acarretadas por todos esses fechamentos e limitações. E vamos insistir junto à prefeitura para que sejam atendidas reivindicações que apresentamos desde o dia 23 de março"

Logo Enfoco

Lislane Rottas

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Brasil tem 3,5 mil mortes por Covid-19 em 24 horas Morte de morador no Engenho Pequeno gera protesto em São Gonçalo <