Cidades
Profissionais da saúde exigem melhorias em SG
Centenas de profissionais da saúde realizaram um protesto na Rua Feliciano Sodré, no Centro de São Gonçalo, em frente a Prefeitura, na manhã desta terça-feira (12), para exigir melhorias na área no município.
O ato, liderado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINACS), começou às 9h e a caminhada foi até a Praça Doutor Luiz Palmier, também no Centro.
De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Vilela, a categoria está há três anos pedindo pelo equipamento de proteção individual (EPI) e há nove meses aguardando pela análise do plano de cargo e carreira realizada pela Prefeitura.
"Falta material adequado para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Exigimos o vale transporte, porque muito profissionais pagam a passagem do próprio salário. Também queremos o contra-cheque individual. O fundo de garantia de alguns agentes ainda não foi depositado e nem tem previsão. Isso é um descaso", afirmou o presidente.
Segundo a agente comunitária, Andréa Nascimento, o ato é importante para reforçar o trabalho exaustivo dos profissionais da saúde e reivindicar os próprios direitos.
"A falta de compromisso com a categoria e com os nossos direitos é absurda! O vale transporte, EPIs, melhorias nas unidades de saúde e todas as outras reivindicações não são favores do prefeito, são direitos do trabalhador", disse a agente.
O ato acabou por volta de 11h, mas segundo o presidente acontecerá todos os dias até que a Prefeitura se posicione. Os próximos atos acontecerão em frente às unidades de Saúde de cada bairro de São Gonçalo, no mesmo horário, às 9h.
Procurada, a Prefeitura informou que a solicitação do auxílio transporte é injustificada, já que os agentes atuam no mesmo distrito onde residem. Já em relação ao EPI, o Executivo afirmou que "existe uma comissão onde essas questões solicitadas estão sendo realizadas junto aos agentes".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!