Cidades

Profissionais de Educação Física marcam protesto em Niterói

academia, reabertura, alteres, treino, musculação, ginástica, ramon ribeiro
O Conselho Regional de Educação Física pede a reabertura das academias em Niterói. Foto: Ramon Ribeiro/ Arquivo

Após o último pronunciamento do prefeito de Niterói, Axel Grael, nesta quarta-feira (25), que definiu o fechamento das academias no período de 10 dias, profissionais de Educação Física marcaram uma manifestação para a próxima sexta-feira (26), na Praia Icaraí, na Zona Sul.

A prefeitura publicou no Diário Oficial, divulgado nesta quinta (25), a lista de atividades que devem ser fechadas e entre elas estão academias de ginástica, lutas, danças e afins.

A manifestação está marcada para às 7h, com concentração em frente ao Clube Central. Profissionais e alunos de Educação Física estarão no local protestando com o objetivo de reabrir as academias do município.

De acordo com o presidente da Comissão do Conselho Regional de Educação Física (CREF) de Niterói, e também professor, Luciano Gomes, de 41 anos, a atividade física deve ser usada como um suporte na briga contra a Covid-19 e deve ser essencial em Niterói.

"Já temos lei federal e estadual que nos torna essenciais, São Gonçalo, Itaboraí e o município do Rio são exemplos disso, só falta Niterói. Não tem sentido aqui ser diferente. Vários artigos e estudos mostram o benefício das atividades físicas".

Luciano Gomes, presidente da Comissão do CREF

O CREF ainda cita os principais benefícios que as atividades físicas podem trazer durante a pandemia do novo coronavírus de acordo com estudos. Confira:

  • Setenta e cinco minutos de atividade por semana reduz em 34% o índice de internação (FABESP);
  • Os efeitos da inatividade física resultarão em mais mortes por doenças cardiovasculares do que a Covid-19 (Un. Chicago);
  • Confinamento e sedentarismo aumentam em 28% as chances de infarto (Jornal Europeu de Ciência do Esporte);
  • Estudos mostram que tecido adiposo podem ser reservatórios da Covid-19 (Unicamp);
  • A IRISINA , hormônio produzido no exercício físico é um modelador de genes que se relaciona ao Covid-19. (Ministério da Saúde);
  • Obesidade aumenta as chances de ser intubado em casos da Covid-19.

Segunda a Prefeitura de Niterói o objetivo é reduzir a disseminação do novo coronavírus neste período mais crítico da pandemia.

< Obras retomadas em parque estadual de Saquarema 'Gatonet’ off e prejuízo de pelo menos R$ 500 mil em Niterói <