Logo Enfoco


    Piso

    Profissionais de enfermagem fazem ato em frente a hospital no Rio

    Categoria busca implementação do piso salarial

    Publicado 14/09/2022 às 11:32 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Profissionais querem novo piso da categoria, adiado por decisão do STF
    Profissionais querem novo piso da categoria, adiado por decisão do STF |  Foto: Marcelo Tavares

    Profissionais da enfermagem de diferentes hospitais do Rio fazem uma manifestação no trecho da rua Almirante Baltazar, em São Cristóvão, na manhã desta quarta-feira (14). O objetivo é reivindicar o novo piso salarial da categoria, adiado em dois meses por decisão do STF. 

    "Nós estamos aqui reivindicando o que é nosso por direito, fomos a categoria que mais ficou de frente durante a pandemia. Há muitos anos a gente briga pelo direito de 30 horas que nós não temos, o nosso salário que é defasado comparado ao salário de outros servidores públicos", disse o enfermeiro Marcus Trindade.

    Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei aprovada pelo Congresso na semana passada

      

    Representante do sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio (SATEMRJ), Luciano Pinheiro disse que houve uma reunião com mais de 500 profissionais na última semana e que teve, inclusive, o indicativo de paralisação pela categoria. 

    Profissionais disseram que pararão por 24 horas
    Profissionais disseram que pararão por 24 horas |  Foto: Marcelo Tavares

    "Estamos nesse movimento desde quarta-feira passada, onde tivemos uma assembleia com mais de 500 participantes. A assembleia foi conjunta com o sindicato dos enfermeiros, foi deliberado que hoje [quarta] seria feita uma greve de 24 horas. Nós não queremos aplausos, nós queremos valorização e o respeito à nossa categoria", contou Luciano Pinheiro, representante do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do RIo (SATEMRJ).

    No último dia 4, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a medida.

    Na última sexta-feira (9), Barroso manteve suspensa a lei aprovada pelo Congresso que criou o piso salarial dos profissionais de enfermagem, até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.

    Os ministros começaram a julgar, no plenário virtual, a ação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que contestou a validade da medida.

    Para a confederação, a fixação de um salário-base para a categoria terá impactos nas contas de unidades de saúde particulares pelo país e nas contas públicas de estados e municípios.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    5G: MITOS E VERDADES

    Próximo artigo
    >

    São Gonçalo volta a ficar sem royalties; entenda

    Relacionados em Cidades