Segurança

Programa 'Bairro Presente' é ampliado na Zona Norte

Projeto com bases policiais agora atende a 34 localidades

Iniciativa já totaliza 34 localidades atendidas.
Iniciativa já totaliza 34 localidades atendidas. |  Foto: Carlos Magno/Governo do Estado
 

O governador Cláudio Castro (PL) lançou, neste sábado (5), mais módulos do programa de segurança pública ‘Bairro Presente’, na Zona Norte do Rio. As novas bases foram instaladas nos bairros Água Santa, Madureira e Marechal Hermes.

Agora, 34 localidades já contam com o modelo preventivo de combate à criminalidade, criado em 14 de junho de 2021, a partir do conceito de polícia de proximidade. Madureira é a primeira a contar com monitoramento por câmeras. Desde o dia 7 de fevereiro, três câmeras fixas, localizadas na Av. Edgar Romero, a principal do bairro, e uma móvel, com alcance de imagem com alta precisão de até 1,8 km de distância, estão em testes. Os equipamentos são abastecidos por energia solar.

“A intenção é que todas as unidades do Bairro Presente tenham o mesmo sistema. O reforço na segurança traz mais desenvolvimento econômico e social. Começamos esse trabalho onde o trabalhador está, na Zona Norte, na periferia, nas comunidades. A Zona Norte foi esquecida por muito tempo. Hoje nós trazemos mais segurança para a Zona Norte, garantindo o direito de ir e vir, a possibilidade de crianças voltarem a brincar nas ruas, graças à integração das polícias Militar e Civil”, afirmou o governador, que foi saudado pela bateria da Império de Serrano, em Madureira.

A moradora de Água Santa, Samara de Azevedo, de 28 anos, com o filho Kauê, de 5 anos, foi uma das moradoras que fizeram questão de agradecer ao governador pessoalmente.

“A segurança pode garantir um futuro melhor para meu filho”, projetou.

a primeira fase do programa, 28 comunidades foram contempladas nas zonas Norte, Sul e Oeste da Capital e na Região Metropolitana.   

Segurança 24h 

Segundo o comandante do 3° BPM (Méier), tenente coronel Flávio Pires, a equipe do Bairro Presente vai patrulhar, em três viaturas com logomarca do programa, uma área onde residem 24 mil moradores, entre Água Santa e Encantado.

Cada uma das novas regiões contempladas, contará com policiamento preventivo 24 horas por dia, com equipes formadas por 10 policiais fixos do batalhão responsável pela área e reforço de efetivo de outras unidades, por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS).

O telefone 98762-2265 foi colocado à disposição da equipe para receber ligações de moradores dia e noite.

Assim como os demais programas preventivos de polícia de proximidade, o Bairro Presente tem como principal objetivo reduzir a incidência criminal, tanto de delitos contra a vida, como os que são cometidos contra o patrimônio em geral.

No total, o programa atende a 34 localidades, entre elas: Urca, Cachambi, Maracanã/Praça da Bandeira, Oswaldo Cruz/Campinho, Cascadura/Campinho, Itaipuaçu, Bangu, Realengo, Padre Miguel, Magalhães Bastos/Mallet, Sulacap, Olaria, Penha, Jardim Guanabara, Portuguesa, Abelardo Bueno, Leme, Ramos, São Conrado, Barra da Tijuca, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá/Barrinha, Campo Grande 1, Campo Grande 2, Vila da Penha, Pavuna, Santa Teresa, São Cristóvão, Água Santa/Encantado, Madureira e Marechal Hermes.

< Fluminense aplica goleada e é campeão da Taça Guanabara Modelo nascida em comunidade do Rio cai nas graças de rapper americano <