Cidades
Projeto distribui 100 mudas de plantas em Itaipuaçu
O projeto 'Maricá Mais Verde' chegou, nesta quinta-feira (4), ao bairro de Itaipuaçu e realizou gratuitamente a distribuição de mudas da Mata Atlântica. A ação começou às 9h e aconteceu em frente ao Terminal Rodoviário. Ao todo, foram distribuídas 100 mudas.
Aroeira, Ipê rosa, Algodão e Ipê amarelo são algumas das mudas que estiveram disponíveis para a população. Cada pessoa pôde levar um total de três.
Estela Lima, bióloga do projeto, contou que ainda não havia tido a oportunidade das distribuições no distrito.
"Tivemos muita procura de moradores daqui, então priorizamos os bairros mais distantes para atender a população", afirmou.
A bióloga relembrou que, durante a pandemia, o projeto aconteceu de forma itinerante.
"A gente recebe um retorno dos moradores que é recompensador. Eles contam que pegaram mudas há quatro anos e alguns já estavam até fazendo outras mudas. A natureza agradece todo esse cuidado. São espécies que a gente encontra na Mata Atlântica e que podemos ter no nosso quintal", destacou.
A bióloga falou sobre uma das espécies que são distribuídas: a Aroeira.
"Ela é uma espécie nativa e pioneira. Tem um papel muito importante na natureza, porque vai fazendo a forração do solo e dá cobertura para novas espécies, além de emitir sinal desde a raiz até as folhas. Sem contar que tem uma semente muito valorizada no mercado, que é a pimenta rosa", apontou.
Marcelo da Mata, guia turístico rural da cidade, contou que já havia participado da ação em 2018.
"É um projeto muito importante para a nossa cidade. Isso estimula as pessoas a valorizarem a natureza e a importância do cuidado com o meio ambiente", atentou.
Carla Machado, estudante de 18 anos, levou três mudas e comemorou a ação.
"Maricá está sofrendo com muitas queimadas. Então acho muito válido esse plantio. Além de melhorar o ar, deixa a nossa cidade mais fresca. Vou plantar na minha casa", garantiu.
Programação
Ainda em fevereiro, o programa segue para Inoã no dia 11, no Flamengo (Bonanza) no dia 18 e fecha o mês na Praça de Ponta Negra no dia 25.
Já em março, as distribuições acontecem a partir do dia 4 na passarela do bairro São José. No dia 11, segue para o Marquês no Moinho do Sul. No dia 18 na Praça Orlando de Barros e por último no dia 25 no Caxito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!