Cidades
Projeto Teresa de Benguela prorroga prazo até hoje (13)
Até a tarde desta segunda-feira (13), a organização do I Concurso de Redação e Desenho – Projeto Teresa de Benguela, estará recebendo os trabalhos que disputam o prêmio. O prazo foi prorrogado até às 16h30 e os candidatos deverão procurar a secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher de Maricá.
O projeto é uma parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura e entidades como o Movimento Negro Unificado (MNU), União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) e Movidade. O concurso tem a participação de alunos da educação básica das escolas municipais com o objetivo de motivar a refletir e expressar criticamente sobre o papel da mulher negra, latino-americana e caribenha a partir do exemplo da líder quilombola Teresa de Benguela.
A secretaria municipal de Direitos Humanos fica na Rua Álvares de Castro, nº346, no centro de Maricá.
Quem foi Teresa de Benguela?
A líder quilombola e mulher do chefe do Quilombro do Piolho viveu no Mato Grosso durante o século XVIII, na região que hoje abriga a cidade de Cuiabá. Com a morte do marido, Teresa se tornou a líder da comunidade, que resistiu à escravidão por vinte anos, até a invasão de Luís Pinto de Sousa Coutinho, que destruiu o quilombo, matando e prendendo mais de cem pessoas, entre negros e índios.
Por toda a luta, ela se tornou símbolo da mulher negra. A Lei nº12987 instituiu o dia 25 de junho como o dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!