Curso

Projeto Uçá abre inscrições para curso de Libras e Meio Ambiente

Curso será totalmente online e gratuito

Curso também ensinará sobre manguezais e meio ambiente.
Curso também ensinará sobre manguezais e meio ambiente. |  Foto: Rodrigo Campanario - Divulgação Projeto Uçá
 

O projeto Uçá, iniciativa criada pela ONG Guardiões do Mar com o patrocínio da Petrobras, está com inscrições abertas para curso gratuito e online de Libras e Meio Ambiente.

As inscrições começaram nesta segunda-feira (7) e vão até as 17h desta quinta-feira (10) através de um formulário online. O curso é livre para todos os públicos e haverá certificado de participação.

Durante o curso, que é dividido em quatro unidades, o Projeto informou que os alunos terão aulas sobre vocabulário básico para conversação em Libras e também aprenderão termos e expressões relacionados ao mar, a manguezais, a animais marinhos, entre outros relativos à natureza e ao meio ambiente. As atividades ocorrerão de 14 a 18 de fevereiro, com 25 horas de duração.

Com aulas totalmente on-line, a proposta é apresentar um vocabulário básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que os participantes possam desenvolver conversações simples relacionadas a assuntos ambientais. As inscrições começam no dia 07 de fevereiro.

O Curso é oferecido pelo Projeto UÇÁ, em parceria com o Coletivo Criativo Acessível - Ateliê do Encontro, como forma de contribuir com a disseminação e valorização da Língua Brasileira de Sinais e inclusão da pessoa surda na perspectiva das ações ambientais. 

Minhas expectativas são as melhores, pois na primeira edição do curso, realizada em 2020, a adesão de profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento me deixou muito feliz. Perceber o interesse e disseminar a Libras dessa forma é fundamental para que a pessoa surda tenha cada vez mais acesso a todo tipo de conteúdo, considerando que temos mais de 10 milhões de pessoas surdas em nosso país. Aline Rangel, facilitadora do curso
  

Sobre o Projeto UÇÁ

Desde 1998, a Ong Guardiões do Mar atua como incubadora de projetos e ações socioambientais que produzem conhecimento científico e mobilizam lideranças comunitárias e de povos tradicionais para a conservação de manguezais e combate ao lixo nos ecossistemas costeiros. É a realizadora do Projeto UÇÁ, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, iniciativa que mais retirou resíduos sólidos no recôncavo da Guanabara na última década: retirou 44 toneladas de lixo de 36 hectares deste ecossistema através da Operação LimpaOca, restaurou 182 mil metros quadrados de florestas de mangue na APA de Guapi-Mirim e plantou mais de 64 mil árvores das três espécies de mangue.

Pioneira em educação ambiental inclusiva, foi vencedora do Prêmio Hugo Werneck (2017) e do Prêmio Firjan Ambiental (2020). Integra a Rede Águas da Guanabara – REDAGUA, a Rede Nacional de Manguezais – RENAMAN, participa da Rede Manguezais Litoral Norte de SP e do Movimento Viva Água – Baía de Guanabara. Para o triênio 21/24, atua em ações integradas com realização de serviços ecossistêmicos, educação ambiental e pesquisa em seis municípios que fazem parte da região hidrográfica da Baía de Guanabara.

< Em ritmo de treino, Chelsea 'ganha' gol e pega o Palmeiras na final do Mundial Homem é preso no Galeão com passaporte falso <