Logo Enfoco


    Cidades

    Projeto UÇÁ realiza diversas atividades na praia de Itaipu

    Publicado 20/03/2019 às 17:50 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Na próxima sexta (22), será comemorado o Dia Mundial da Água, para celebrar a data e sensibilizar a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas costeiros, o Projeto UÇÁ irá realizar uma edição especial do evento Andada UÇÁ, na praia de Itaipu, em Niterói. Com diversas atividades lúdicas e interativas, a programação ocorrerá das 9h às 12h.

    No local, o público encontrará diversos estandes, com exposições e atrações para todas as idades. (Foto: Divulgação)

    A ação é realizada em parceria com o INEA, Prefeitura de Niterói, Fiperj, os projetos Meros do Brasil, Grael, Aruanã e Mar de Conhecimento, o Ateliê do Encontro, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex), a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN),  o Museu de Arqueologia de Niterói, e pescadores de Itaipu.

    A proposta dessas atividades socioambientais é levar informações sobre a questão da biodiversidade da região, os impactos que os organismos marinhos estão sofrendo com a poluição, entre outros dados, de maneira divertida e estimulante.

    Os visitantes terão a oportunidade de observar de perto, em um tanque, diversos animais, como peixes e ouriços-do-mar, da Resex; organismos in vitro, do Projeto UÇÁ; além de tartarugas marinhas, levadas pelo Projeto Aruanã.

    Para as crianças, haverá diversas atividades lúdicas, nas quais poderão se divertir e aprender a cuidar melhor do meio ambiente. Esta edição contará também com a presença das sereias, que fazem muito sucesso com os pequenos. Elas estimularão a reflexão sobre a importância da conservação ambiental. 

    O Projeto Meros do Brasil também levará várias brincadeiras para as crianças, e adultos, como: sorteios de camisas infantis, distribuição de e-copo, desenhos para colorir, tatuagem temporária com imagens de animais marinhos, jogos, ‘plantação de desejos’, entre outras. Esse projeto integra, juntamente com o UÇÁ, uma rede recém-criada de projetos socioambientais da Baía de Guanabara, suas ilhas e entorno.

    Todas as atividades da Andada Uçá contarão com intérprete de Libras, recursos para deficientes visuais e profissionais treinados para atender pessoas com diversidade intelectual. O objetivo é proporcionar uma educação ambiental inclusiva. 

    A equipe que coordena a Operação LIMPAOCA, do Projeto UÇÁ, estará presente para orientação e realização da coleta de resíduos que impactam praias, costões, manguezais e o ambiente marinho em geral.

    Já a CLIN, além de expor itens confeccionados com resíduos sólidos, se responsabilizará pelos materiais coletados.

    “Com pequenas iniciativas a gente vai somando com tantas outras e formando uma ‘colcha’ de ações. Se em cada lugar, ocorrer uma ação semelhante, talvez com o tempo, conseguiremos ter um resultado mais efetivo em relação à sensibilização da população para os cuidados diários com a separação dos resíduos sólidos e na redução do consumo excessivo”, destaca a organizadora do evento e bióloga Helensandra Costa.

    O presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, conta que essa ação ocorrerá mensalmente na praia de Itaipu. “O melhor desse tipo de atividade é que ela alia um anseio da comunidade de pescadores de Itaipu com a educação ambiental na prática, incluindo a educação ambiental inclusiva. E a Andada do Uçá, que já é uma atividade comum do Projeto UÇÁ, passa a ser uma ação continuada. Dessa forma, a gente busca levar informar e disseminar boas práticas ao longo de vários meses”, explica ele.

    Projeto UÇÁ

    Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de Mestrado, para o biênio 2018-2020, ele vai atuar na melhoria da qualidade ambiental em oito municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara.

    Serão feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores e caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Homem é preso por furto de fios de cobre

    Próximo artigo
    >

    Atividade cultural para a molecada em Icaraí

    Relacionados em Cidades