Cidades

Protesto cobra melhor atendimento para autistas em Maricá

Imagem ilustrativa da imagem Protesto cobra melhor atendimento para autistas em Maricá
Ato aconteceu em frente à Prefeitura de Maricá na manhã desta quinta (16). Foto: Alex Ramos

Mães de autistas realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura de Maricá na manhã desta quinta-feira (16). Elas pedem políticas públicas para pessoas com deficiência, como inclusão, atendimento e equipamentos na Casa do Autista, localizada às margens da RJ-106, no bairro Parque Nanci. A reivindicação também cobrou passarelas de acesso ao local e melhorias nas estradas próximas do equipamento.

De acordo com Viviane Lione, mãe de um menino de 7 anos, o dia 13 de dezembro foi a terceira data dada pela prefeitura para a inauguração da Casa do Autista neste ano.

“A primeira data foi em abril, depois em setembro, e agora dezembro. A casa não tem acessibilidade, falta entrega de equipamentos, as salas só tem mesas, não tem tatame, os jogos que foram entregues são pouquíssimos para a quantidade de pessoas. Precisamos de uma passarela na rodovia, de um transporte de pacientes, ampliação de atendimentos”, informou.

Outra mãe reforçou a fala da colega e relatou ter um filho de 15 anos com autismo severo. “Falta medicamentos, grupo de apoio, falta tratamento, acolhimento, inclusão”, relatou Zeni Rocha.

Além disso, as responsáveis também relataram que a falta de tratamento tem prejudicado o desempenho de seus filhos e, em muitos, agravando o quadro. “Tem autista que tinha quadro moderado, se tornando severo por falta de tratamento”

Durante a manifestação, as mães exibiram cartazes e, com apitos, chamaram a atenção na frente do Poder Executivo municipal.

Melhorias

No último mês de outubro, a Prefeitura de Maricá informou, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), que estaria estudando a instalação de novas passarelas ao longo da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). O órgão ainda reforçou que está atuando nos pontos críticos da via, onde apresentam maiores demandas, incluindo o acesso à Casa do Autista. No entanto, ressaltou que a demanda é uma responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ).

Contudo, a Secretaria de Cidades, responsável pelo DER, informou que não havia estudo ou pedido da prefeitura neste sentido. Já em relação à Casa do Autista, o Executivo ainda não se pronunciou.

Na última segunda-feira (13), a prefeitura informou apenas que as obras na Casa do Autista serão retomadas somente na próxima semana. Questionada novamente para novos esclarecimentos, o órgão respondeu que:

A  Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que mantém dois espaços exclusivos para o atendimento gratuito de crianças, adolescentes e jovens com deficiência na cidade. O público com menos de 12 anos é atendido pelo Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem). Já a Casa do Autista é um espaço destinado ao atendimento de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 12 anos de idade. As atividades de avaliação e triagem começaram em julho deste ano.

Para ter acesso a Casa do Autista, é necessário ser encaminhado por uma unidade da rede municipal de saúde, com apresentação de laudo médico ou em fase de diagnóstico. A equipe técnica da Casa do Autista avalia cada caso para determinar as atividades que serão aplicadas. Os usuários são atendidos por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e musicoterapeutas e, em seguida, são definidos quais técnicos farão o acompanhamento. O corpo técnico é composto ainda por psicomotricista, nutricionista e assistentes sociais.

O novo espaço oferece um ambiente lúdico e acolhedor e está em fase final de ajustes para propiciar o atendimento completo e humanizado, incluindo a disponibilidade de uma van adaptada para fazer o transporte dos atendidos.  A Secretaria de Assistência Social informa que mantém o diálogo com as mães com reuniões já realizadas e outras que programadas para os próximos dias, a fim de  ouvir as demandas e necessidades de cada família.

< Detido com caminhão furtado em São Gonçalo Lary Bottino mostra ferimentos causados por Liziane Gutierrez em última festa de 'A Fazenda 13' <