Caos

Protesto de passageiros bloqueia estação do BRT na Zona Oeste

Usuários reclamaram das condições do meio de transporte

  

Passageiros do BRT protestaram nesta manhã desta sexta-feira (11) contra a precariedade do transporte, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Dentre as reclamações, estão a superlotação e os horários não regulamentados. 

O ato teve início em frente a estação Magarça, por volta das 7h, e seguiu para Avenida Dom João VI, sentido Barra da Tijuca, fechando a pista.

A Prefeitura do Rio informou que foram enviados BRTs vazios para o local, para realizar o transporte de passageiros que estão aguardando na estação, mas os manifestantes estão impedindo a entrada dos passageiros dentro dos articulados e a passagem dos coletivos na pista. A Polícia Militar informou que equipes do batalhão de Santa Cruz (27ª DP) estão dando apoio no local. 

De acordo com a Mobi-Rio, o trecho entre as estações Magarça e Mato Alto, no corredor Transoeste, foi liberado por volta das 12h20.

Crise

O sistema dos ônibus rápidos vem apresentando diversos problemas para atender a população desde que a prefeitura carioca assumiu a gerência do meio de transporte em janeiro de 2021. De lá, pra cá, usuários sofrem com a demora, além da superlotação e linhas deficitárias. 

Em fevereiro deste ano, uma greve de rodoviários e profissionais do sistema parou os serviços em diversas estações, deixando milhares de passageiros sem opção de transporte. À época, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, classificou a paralisação dos trabalhos como uma greve política, sendo de empresários e não dos profissionais. Ele também pediu investigações para apurar possíveis excessos.  

< Facebook vai permitir publicações de violência contra a Rússia Fevereiro registra aumento na inflação, segundo IBGE <