Cidades

Protesto interdita via e complica trânsito na Zona Norte do Rio

O movimento é liderado por diversas organizações indígenas. Foto: Marcelo Tavares

Uma manifestação fechou parte da Avenida Radial Oeste, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (28). O ato, que aconteceu na pista sentido Centro, é contra o PL 490/2007, de autoria da base governista, que sugere novas demarcações de terras indígenas no país.

Logo nas primeiras horas da manhã, manifestantes atearam fogo em pneus e lixo e estenderam faixas contra o presidente Jair Bolsonaro. A via chegou a ser totalmente fechada e o trânsito ficou complicado para quem seguia para o trabalho, mas às 9h as pistas foram liberadas.

A Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes do Centro de Operações Rio (COR) seguem dando auxílio ao protesto que acontece ao mesmo tempo em diversas partes do Brasil. Um grupo de indígenas também protesta com danças no local.

A via chegou a ser totalmente fechada. Foto: Marcelo Tavares

O movimento é liderado por diversas organizações indígenas. O texto, que pode retirar terras de algumas tribos, está marcado para ser votado no STF na próxima quarta-feira (30).

O PL 490 é uma proposta que diz representar o agronegócio. Se aprovado, na prática pode inviabilizar as demarcações das terras indígenas, e entregá-las a empreendimentos, como garimpo, estradas e grandes hidrelétricas. A proposta é inconstitucional, na avaliação do movimentos indígenas.

< Tiros, morte e apreensões às margens da BR-101, em Itaboraí Lázaro Barbosa morre após ser baleado em Goiás <