Cidades

Quase 200 desabrigados após chuvas em São Gonçalo

No Jardim Catarina, moradores precisaram ser resgatados de barco. Foto via Grupo Plantão Enfoco

A consequência das chuvas deixou estragos em diferentes bairros de São Gonçalo, nesta segunda-feira (13). De acordo com a Prefeitura, ao todo, 197 já foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) após serem obrigadas a deixar suas casas por conta do alagamento. No Gradim, uma casa que estava interditada pela Defesa Civil desabou.

Segundo a Prefeitura, 73 pessoas estão abrigadas na Escola Belarmino Ricardo Siqueira, no Luiz Caçador. No Jardim Catarina, 20 pessoas foram cadastradas na Escola Municipal Professora Aida Vieira de Souza. Já na Quadra do Salgueiro, 104 pessoas.

Em nota oficial, a Prefeitura informou que o Corpo de Bombeiros resgatou no bairro Jardim Catarina, 49 pessoas nas ruas Bernardo Saião e 6,7,8,9 e 10. No bairro Luiz Caçador foram socorridas 14 pessoas socorridas na Rua Belchior Pinheiro de Oliveira. Já na Trindade, o resgate de cinco pessoas aconteceu nas ruas Ernani Magalhães Bastos e Joaquim Bessa.

No bairro do Gradim, uma casa desabou na Travessa Costa Brava 12, nesta tarde. Segundo o Executivo, profissionais do Departamento de Conservação e Obras retiram entulhos do local, enquanto equipes da Defesa Civil realizam vistorias ao redor para verificar se existe comprometimento das estruturas em função do deslizamento da residência.

Ainda de acordo com a Prefeitura, em virtude das chuvas ocorridas nesta segunda-feira (13), equipes da secretaria de Desenvolvimento Urbano intensificaram os trabalhos realizando diversas intervenções em diferentes pontos da cidade, efetuando troca de manilhas, limpeza de bueiros e rios. Equipes da Defesa Civil e da secretaria de Desenvolvimento Social estão realizando cadastramento das pessoas desalojadas e atuando nos pontos de apoio nos bairros Salgueiro e Jardim Catarina.

Técnicos da Defesa Civil ainda monitoram os pluviômetros da cidade, que ficam localizados nos bairros Tenente Jardim, Novo México, Sete Pontes, Gradim, Boa Vista, Engenho Pequeno e Arsenal. Até às 9h desta segunda o pluviômetro que registrou maior índice de chuva foi o do bairro Novo México, com 48 milímetros em quatro horas de chuva, chegando a 122 milímetros nas últimas 24 horas. Ainda de acordo com a Prefeitura, nenhuma sirene foi acionada nas últimas horas.

Sirenes

Ao todo, o município conta com 25 sirenes que fazem parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, que contempla municípios mapeados com o aval do Departamento de Recursos Minerais (DRM). Os equipamentos estão instaladas nos bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal.

Serviço

A Prefeitura lembra ainda que disponibiliza um canal direto para informações e os cidadãos podem também solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências 24 horas, por meio do telefone 2601-0199 (Defesa Civil).

< Adolescente soterrado em praia de Maricá recebe alta Campanha de vacinação contra o sarampo em Niterói vai até março <