Furto de energia
Quase 300 gatos de luz em Guapimirim e Cachoeiras de Macacu
Até mercado estava com ligação irregular
A Enel identificou e removeu 291 gatos de energia em Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Até um mercado da região foi flagrado na ação.
Com o Projeto Energia Legal, a empresa já identificou em torno de 25,9 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
"O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirma Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão além da obrigação de pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade.
De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!