Cidades

Reabastecimento de vacinas pentavalente é insuficiente em Niterói

Bairros continuam sofrendo sem a vacina. Foto: Divulgação

Um novo estoque de vacinas pentavalente já chegou aos postos de saúde de Niterói, nesta semana. De acordo com a administração das unidades, as doses foram entregues na última terça-feira (22). No entanto, o número é ainda considerado baixo diante da demanda, isso porque em unidades da zona norte da cidade, por exemplo, as doses continuam esgotadas.

Foram 700 doses recebidas, segundo a Prefeitura de Niterói, da vacina pentavalente, que previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B.

A quantidade de doses recebida representa 1.800 unidades a menos do que o município costumava receber por mês. A Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói informou que distribuiu as vacinas nas policlínicas com maior procura e movimento da cidade.

Entre as unidades que receberam estão: Policlínica Regional de Itaipu, Policlínica Regional Dr. Carlos Antônio da Silva (São Lourenço), Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca (Vital Brazil) e Policlínica Regional do Largo da Batalha.

Na Zona Norte, quem procurou pela vacina nesta quinta-feira (24), não encontrou. A Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March, no Fonseca, informou que não tinha mais unidades da vacina. Já a Policlínica Regional da Engenhoca e a Policlínica Regional do Barreto afirmaram que a unidade não entrou no cronograma de repasses.

Segundo a Prefeitura, o município ficou desabastecido desta vacina por três meses, portanto, as últimas doses recebidas não foram suficientes para suprir a demanda.

Repasses

A administração municipal informou que os repasses da vacina são feitos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ou seja, o Governo Federal manda os lotes para os estados, que distribuem aos municípios.

Sobre o baixo estoque enviado à cidade, a SES informou que manda o medicamento aos municípios à medida que recebe. Já o Ministério da Saúde informou que mantém a distribuição de vacinas em todo o país e trabalha na regularização dos estoques quando há necessidade, em casos pontuais.

Cronograma

O abastecimento da vacina pentavalente, que está em falta nos postos de saúde de Niterói desde agosto, estava previsto para acontecer no final de setembro, mas foi prorrogado para novembro, segundo o Ministério da Saúde. Em nota, a pasta informou que de um total de 800 mil doses previstas para regularizar a distribuição nacional, já foram enviadas a metade, no início de outubro e a outra metade está prevista para ser enviada no final do mês.

De acordo com o Ministério, a expectativa é que a partir de novembro, consiga regularizar a distribuição aos estados. Do montante de 4,7 milhões de doses da vacina enviadas aos estados neste ano, 321 mil foram para o estado do Rio de Janeiro.

Segundo o MS, quando os estoques forem normalizados, o SUS fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las. Não há dados que ensejem emergência epidemiológica no Brasil das doenças cobertas pela vacina pentavalente. De qualquer forma, neste momento, os estoques nacionais são suficientes para realização de bloqueios vacinais, caso surtos inesperados apareçam.

< Alameda São Boaventura em Niterói passará por mais interdições Recapeamento em avenida de Itaipuaçu, em Maricá <