Cidades
Recicla Maricá: cidade contará com coleta seletiva
O projeto de lei número 99/2017, de autoria do vereador Ricardinho Netuno, que dispõe sobre a criação do Programa Recicla Maricá, foi aprovada em primeiro turno na sessão ordinária desta quarta-feira (21), na Câmara Legislativa da cidade.
O programa visa a coleta seletiva e aproveitamento de resíduos sólidos no âmbito municipal. De acordo com Netuno, muita coisa poderia ter avançado na cidade em relação a reciclagem desde 2017, ano que o PL foi feito.
“Temos uma despesa no nosso município muito alta de recolhimento de lixo. Com a destinação para Itaboraí, com os caminhões gastando combustível, encarece muito o custo da coleta. Além disso, a gente paga pelo peso do lixo dentro do caminhão quando é despejado, então é importante separar o lixo molhado do seco”, afirmou.
Netuno afirmou ainda que o lixo orgânico pode ser usado para adubo, enquanto o lixo seco pode ser reaproveitado por corporativas. “Lixo é dinheiro e precisamos que isso traga lucro para o município e não despesa”, disse.
O projeto foi parabenizado pelo presidente da casa, Aldair de Linda, que afirmou que o município joga muita matéria prima fora quando descarta o lixo.
“Pessoas sem emprego na cidade podem fazer desse projeto de lei o seu próximo emprego de catador”, finalizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!