Cidades

Recorde de produção de manilha na Usina de Itaboraí

Imagem ilustrativa da imagem Recorde de produção de manilha na Usina de Itaboraí
Produção de manilhas em Itaboraí atinge melhor marca. Foto: Divulgação

A Usina de Itaboraí, através do Departamento de Artefatos de Cimento, em Calunge, atingiu a sua melhor marca na linha de produção. Aproximadamente 400 unidades de manilha e cerca de 1.000 blocos de concreto são fabricados por dia para atender as demandas de reparo, manutenção e avanço de rede (fluvial e sanitária) do município.

Em janeiro, apenas com início das atividades já foi possível realizar 80 ações de rede, sendo duas de novas instalações. Com o recorde da produção da usina será possível intensificar as operações. O objetivo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos é fabricar todos os insumos necessários para prestação de serviços de média e baixa complexidade sem a necessidade de contratação de terceiros, o que dá mais agilidade na prestação de serviços públicos.

“Agora que estamos na nossa capacidade máxima poderemos dobrar o número de ações que utilizam manilha e outros artefatos de concreto. Quando assumimos estava tudo parado, levantamos o que dava para funcionar de imediato e, agora com a Usina trabalhando a todo vapor, podemos fazer um planejamento completo”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Márcio Peçanha.

Para fabricar as unidades de artefatos são necessários 15 funcionários. São eles que misturam areia, pó de pedra e pedregulhos com ajuda de uma betoneira, que após passarem pela esteira do ‘foguete’ são desenformados para irem fazer a ‘cura’ por sete dias – secagem do concreto.

Após o fim do processo, as unidades estão prontas para serem utilizadas pelas equipes das secretarias de Serviços Públicos e de Obras em uma das suas operações como os moradores de Alto Jacu, Nova Cidade, Sossego, Nancilância, Shagrila, Santo Antônio, Manilha, e Venda das Pedras já puderam conferir.

Usina de Itaboraí

Sem funcionar há oito anos, o retorno das atividades da usina foi um pedido pessoal do prefeito Marcelo Delaroli ainda na transição dos governos. No segundo dia de gestão, o próprio prefeito esteve junto com o atual Secretário de Obras, Alessandro Ferreira Rodrigues, para visitar as instalações da usina e constataram que seria possível em curto prazo retornar a produção — sendo necessário providenciar insumos e deslocar alguns servidores para viabilizar as operações. Desde então a Usina de Itaboraí tem intensificado a produção de asfalto e artefatos de cimento para atender as vias da cidade.

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Todo Carnaval tem seu fim: o preço do silêncio da folia para o Rio Firmino faz 'mágica', Alisson vacila e Leicester vence Liverpool <