Revitalização

Reforma de hospital em Niterói é cobrança antiga de usuários

População reclama de infiltrações na estrutura da unidade

A reforma das instalações da unidade é uma reivindicação antiga
A reforma das instalações da unidade é uma reivindicação antiga |  Foto: Lucas Alvarenga

O Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), em Niterói, vai passar por uma revitalização na infraestrutura, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. A reforma das instalações da unidade é uma reivindicação antiga de usuários, que enfrentam uma série de transtornos na prestação dos serviços e cobram por melhorias de estrutura.

Com o filho internado na unidade, a manicure Luana Pestana Pinheiro, de 40 anos, observou durante este período em que precisa estar sempre lá para a visitação, que a estrutura interna do hospital conta com muitas infiltrações. Mas esse problema não vem de agora, de acordo com o relato.

"O hospital precisa sim de uma obra, porque tem muitos lugares que estão com infiltrações. Tem partes no teto que estão sem forro porque caiu. A maternidade então precisa bastante. Estive aqui ano passado e tem muita umidade, muito mofo, lugar em que têm crianças nascendo. O hospital tem um bom atendimento, mas eles precisam reparar alguns setores", disse Luana.

A pedagoga Cristiane da Silva Leite precisou recorrer ao atendimento devido a um acidente de moto envolvendo o marido. O homem, que já prestou 10 anos de serviço no hospital, passou por uma cirurgia. Cristiane relatou que uma unidade de grande porte como o Azevedo Lima precisa sempre estar passando por reparos.

"Acho que todo hospital de grande demanda, que recebe pacientes de vários lugares, está sempre precisando de uma manutenção, de uma reforma. Isso vai ser de grande valor para a população em geral", disse a pedagoga.

As obras prometem uma reforma em toda fachada da unidade, readequação das instalações, além de uma nova pintura, troca das esquadrias e tratamento das infiltrações do prédio principal e dos seis anexos.

Para a dona de casa Mariana Silva, de 54 anos, os reparos são um direito da população, que merece um espaço adequado para receber os cuidados necessários.

"A população merece sempre o melhor. É um hospital que possui infiltrações e que, apesar de em alguns casos oferecer um bom atendimento, não adianta nada se você não oferece uma boa infraestrutura. Então, tem que oferecer um espaço digno para todos nós", relatou.

Segundo a administração da unidade, o setor de admissão da maternidade, que no momento está anexo a outros prédios do hospital, será transferido para dentro do prédio principal. O intuito é deixar as pacientes mais próximas aos setores de exames e assistência, além de receberem um atendimento com fluxo mais exclusivo.

A duração da obra tem previsão de quatro meses. Além disso, a unidade também vai receber a troca do piso do corredor que leva aos setores de emergência e CTI. "O atendimento não será interrompido e todo esforço será empregado para minimizar os impactos aos pacientes", informou a Secretaria.

< Bombeiros continuam buscas por criança arrastada pelo mar Covid: Niterói começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos nesta quinta <