Meio Ambiente

Regata ecológica, em Niterói, alerta para cuidados com a natureza

Projeto Grael tem semana de atividades de preservação ambiental

Regatas ecológicas com as velas pintadas pelos alunos para conscientização e retirada de lixo do mar
Regatas ecológicas com as velas pintadas pelos alunos para conscientização e retirada de lixo do mar |  Foto: Nathália Lugão/Divulgação
 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), o Projeto Grael segue realizando atividades voltadas para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

O Instituto, que fica em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está promovendo uma vasta programação com oficinas e gincanas sobre o tema, que acontece até a quarta-feira (7). 

Já pela manhã foram realizadas regatas ecológicas com as velas pintadas pelos alunos para conscientização e retirada de lixo do mar, enquanto outros educandos participaram da oficina promovida pelo programa Recicloteca produzindo papéis reciclados utilizando jornal, cola e água.

Além disso, o evento conta com a participação de parceiros desenvolvendo atividades.  O Projeto 'Minha Redinha' leva aos alunos oficinas de reaproveitamento de redes de pesca.

O Projeto Barco Escola, do Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Climáticos (Lammoc) da Universidade Federal Fluminense (UFF), promove atividades de medições ambientais. 

O Vento Solar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), prepara uma atividade de confecção de microscópio manual. Também na programação, o Projeto Grael recebe o parceiro 'Lara' - Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais UFF - com palestras e discussões sobre os impactos do lixo no mar.

"O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante para lembrarmos da nossa responsabilidade em relação à preservação do planeta. E nós temos esse compromisso de conscientizar os alunos do Projeto Grael. Acreditamos que a educação ambiental é a chave para mudarmos o comportamento e garantirmos um futuro sustentável para todos", disse Érica Canavitsas, Coordenadora de Projetos Ambientais.

Para o público externo, o Projeto Grael preparou uma Oficina de Estampa Botânica, em que os participantes terão a oportunidade de aprender uma técnica natural de estamparia em uma ecobag. 

Mutirão de limpeza de praia

Mutirão de limpeza de praia coletou cerca de 81 kg de resíduos na Praia do Cais, em Jurujuba
Mutirão de limpeza de praia coletou cerca de 81 kg de resíduos na Praia do Cais, em Jurujuba |  Foto: Nathália Lugão/Divulgação
  

No último sábado (3), aconteceu o mutirão de limpeza de praia, que deu início à Semana de Meio Ambiente do Projeto Grael. 

O evento que coletou cerca de 81 kg de resíduos na Praia do Cais, em Jurujuba, contou com a presença de alunos, voluntários e da artista plástica Cris Teper. 

Durante a ação, os alunos montaram um golfinho com lixo reciclado, mostrando que é possível transformar o que seria descartado em uma obra de arte sustentável. 

< Alvos de operação, líderes de torcidas descumpriam medida judicial Saiba o motivo da ausência de Silvio Santos em programa especial <