Assim não dá!
Baderna, drogas e lixo preocupam banhistas em Macaé; vídeo
Casos têm sido frequentes, segundo denúncias
Desordem e insegurança. Esse é o cenário relatado por moradores e frequentadores da Praia dos Cavaleiros, em Macaé, na Região dos Lagos, que tem sido alvo de denúncias constantes envolvendo badernas, uso de drogas em área pública, circulação irregular de bicicletas fora da ciclovia e acúmulo excessivo de lixo, especialmente nos fins de semana e feriados, como nos últimos dias 27 (sábado) e 28 (domingo).
Segundo relatos, a fiscalização atual tem sido insuficiente, o que tem transformado o espaço em motivo de preocupação para famílias, comerciantes e praticantes de atividades físicas.
Vídeo divulgado pela página RJ Interior (assista acima), mostra um grupo brigando na praia, enquanto uma plateia assiste a selvageria. Não há informações sobre feridos na ocorrência. Nas redes sociais, moradores reclamaram da situação que tem se tornado rotineira.
"Estão acabando com o único lugar de lazer que tem Macaé, a praia", comentou um perfil. "Domingo eu tive que ir embora com meus filhos. Uma desordem total no posto 1, confusão atrás de confusão", disse outra mulher.
Pedestres também reclamam do risco de acidentes com ciclistas e usuários de bicicletas elétricas que estariam trafegando fora da área destinada, enquanto o consumo de drogas à vista de todos afasta moradores e turistas que buscam lazer e segurança.
A situação se agrava nos horários de maior movimento, quando a presença do poder público é considerada insuficiente. Na Praia de Imbetiba, também há relatos sobre desordem.
Moradores afirmam que episódios de confusão, som alto e vandalismo se tornaram frequentes, sem resposta efetiva das autoridades responsáveis pelo ordenamento urbano e pela segurança do local.
Outro ponto crítico é o lixo deixado na areia, no calçadão e nos arredores da praia. Apesar de haver lixeiras, frequentadores denunciam a falta de conscientização.
"A Praia dos Cavaleiros está tomada por esse povo sem educação. Está faltando fiscalização e policiamento. Fora o lixão que está virando", reclamou outra mulher, em uma rede social.
O que dizem as autoridades
Questionada, a Prefeitura de Macaé ainda não se manifestou sobre as denúncias.
Já a Operação Segurança Presente revelou que no domingo (28), agentes conduziram três homens à delegacia por posse e uso de drogas durante ações de patrulhamento preventivo em diferentes pontos da cidade, com maior concentração na orla da Praia de Imbetiba.
As abordagens ocorreram ao longo da tarde, durante ações de rotina das equipes. Em todas as situações, os indivíduos foram flagrados portando pequenas quantidades de maconha.
Na Praia de Imbetiba, dois homens, de 39 e 23 anos, foram abordados em momentos distintos, ambos relatando que a droga encontrada em suas mochilas era para consumo próprio. Já na Avenida Elias Agostinho, no Centro de Macaé, um jovem de 19 anos foi flagrado enrolando um cigarro com erva seca, também assumindo a posse para uso pessoal.
Os três envolvidos foram conduzidos à 123ª DP (Macaé), onde as ocorrências foram registradas. Em todos os casos, os indivíduos foram enquadrados no artigo 28 da Lei de Drogas, ouvidos pela autoridade policial e liberados.
Enquanto a Polícia Militar informou que, no fim de semana "as ações conjuntas foram realizadas pelo 32º BPM (Macaé) e por equipes da Operação Segurança Presente. Três homens que portavam maconha foram conduzidos à 123ª DP (Macaé)".

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




