Educação

Jovem de Búzios conquista 1° lugar em Medicina na Uerj: 'Acreditei'

Ana Clara, de 22 anos, vai estudar no campus Cabo Frio

Ana Clara diz que passou através da política de cotas para alunos de rede pública
Ana Clara diz que passou através da política de cotas para alunos de rede pública |  Foto: Reprodução

A jovem Ana Clara de Souza Oliveira, de 22 anos, encheu a família e toda a cidade de Búzios, na Região dos Lagos, de muito orgulho ao ser aprovada em primeiro lugar para o curso de Medicina, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Com o campus Cabo Frio recém-inaugurado, Ana Clara vai estudar na área de seus sonhos bem pertinho de casa, em uma das universidades mais conceituadas do país.

A estudante iniciou sua formação escolar na rede pública de Búzios na escolinha da antiga Fundação Bem-te-vi e sua trajetória nas escolas do município foi em grande parte no bairro Rasa, na Manoel Antônio da Costa, popularmente conhecida como “Mudinho”, na Maria Rita e Ciléa Barreto.

Ana Clara também estudou na Escola Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos e concluiu o Ensino Médio no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Cabo Frio.

Filha da merendeira Adriana de Oliveira e do motorista Daniel de Oliveira, Ana Clara começou a sonhar com o curso de medicina ainda bem pequena e esse desejo que agora é uma realidade, a motivou por todo o período escolar, mas foi no Ensino Médio que ela iniciou uma verdadeira jornada de estudos para atingir suas metas.

“Eu procurava plataformas para tirar dúvidas e descobri o mundo de cursinhos para vestibulares. Fiz a prova em 2019 para conhecer a banca e estudar de maneira mais direcionada para a prova da Uerj. Me dediquei totalmente, inclusive na pandemia e acreditei até ser aprovada em primeiro lugar”, vibrou.

A mãe orgulhosa fala da importância que tem o incentivo dos pais para que os filhos alcancem seus objetivos.

"Eu e meu esposo sempre falamos isso: que ela é motivo de orgulho para nós e de inspiração para outros tantos estudantes que estão em busca de sonhos que parecem impossíveis para quem estuda em escola pública, mas não são", destacou Adriana.

< Músico assume comando do Caminho Niemeyer, em Niterói Programa oferece absorventes gratuitos à população; saiba detalhes <