Impressionante
Mar agitado espalha espuma pela orla da Região dos Lagos; vídeo
Segundo moradores, fenômeno é comum em Saquarema
Uma espuma tomou conta da orla de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, nesta terça-feira (29), durante uma forte ressaca no mar, com ondas que chegaram a até 3,5 metros. A formação chamou a atenção de moradores e turistas, principalmente na região central da cidade.
De acordo com o biólogo Ricardo Harduim, esse tipo de fenômeno pode ocorrer quando há ventos intensos durante períodos de ressaca.
"Isso acontece quando tem uma ventania forte no mar, em período de ressaca, que é o que está nesse momento. Essa situação, esse fenômeno pode ser natural, por conta do movimento do vento na água, associado à proliferação de algas", explicou.
O fenômeno é comum no litoral durante o inverno e tem sido recorrente nos últimos anos em Saquarema, segundo moradores da região.
Vídeos publicados nas redes sociais mostraram a espuma avançando pelas ruas próximas à praia. Nos comentários, internautas reagiram de forma bem-humorada. "Gente, isso só acontece em Saquarema? Não vejo em outras praias", escreveu uma pessoa. "Banho de espuma é muito legal", brincou outra. "Lava jato de graça!", comentou mais uma. Uma usuária que estava próxima ao local afirmou: "Tá com cheiro bem forte! Mas bem bonito".
O que diz o Inea
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em situações semelhantes, o aparecimento da espuma é considerado um fenômeno natural, sem relação direta com poluição e, geralmente, sem risco à saúde.
A espuma é formada pela mistura da água com ar e compostos orgânicos liberados por algas e micro-organismos marinhos. Até a publicação desta matéria, o órgão ainda não havia se manifestado especificamente sobre o episódio desta terça-feira.
A Prefeitura de Saquarema informou que "a espuma que pôde ser vista nas ruas de Saquarema é fruto da ressaca, que faz com que a água do mar bata com força nas pedras gerando o fenômeno", disse.
Ainda de acordo com a administração municipal, "não se trata de poluição, mas apenas do resultado desse atrito. Os moradores já estão acostumados, uma vez que o surgimento dessa espuma ocorre há séculos, sempre que há ressaca muito forte em Saquarema".
"As ruas serão limpas após o término do ocorrido, e até a manutenção municipal já está bem familiarizada com o fenômeno, uma vez que este se repete com relativa frequência", finalizou a nota.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!