Logo Enfoco


    'Vergonha'

    Delegados suspeitos de cobrar propina são alvo de operação no Rio

    Crimes teriam ocorrido dentro de delegacia

    Publicado 29/07/2024 às 19:33 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão em Carmo e Nova Friburgo
    Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão em Carmo e Nova Friburgo |  Foto: Divulgação / Polícia Civil

    Dois delegados foram alvo de uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco/MPRJ) na manhã desta segunda-feira (29). Acusados de exigir R$ 5 mil de duas vítimas para não investigarem um suposto crime eleitoral em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, em 2022.

    A Operação Aedos cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos delegados localizados em Nova Friburgo e Carmo. A ação foi autorizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo a pedido do Ministério Público.

    Os policiais são acusados pelo crime de concussão, que consiste em exigir vantagem indevida no exercício da função pública. De acordo com o procedimento investigatório criminal (PIC) do Gaeco/MPRJ, em 7 de novembro de 2022, os delegados, então lotados na 151ª DP (Nova Friburgo), exigiram R$ 5 mil de cada uma das vítimas para não prosseguir com a investigação de um suposto crime eleitoral.

    No dia 4 de julho, o titular da 151ª DP, foi transferido para comandar a distrital de Carmo, enquanto o outro permanece na delegacia de Nova Friburgo. As vítimas relataram o crime à Corregedoria de Polícia Civil e ao Ministério Público, levando à denúncia contra os delegados.

    A Operação Aedos, cujo nome em grego significa vergonha, contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria de Polícia Civil.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Alerta! Previsão de vendaval e muita chuva em Niterói; veja

    Próximo artigo
    >

    Atendimento explode em hospital de SG: 62 mil somente este ano

    Relacionados em Região Serrana