Cidades

Renda Básica e programas sociais de Niterói serão mantidos em 2021

Imagem ilustrativa da imagem Renda Básica e programas sociais de Niterói serão mantidos em 2021
Programa Renda Básica concede auxílio de R$ 500 para beneficiários do município. Foto: Luciana Carneiro / Ascom Niterói

Programas sociais serão mantidos em Niterói a partir de 2021. As informações são prefeito eleito Axel Grael nesta quinta-feira (3), que marca o início do processo de transição de governo. Segundo ele, haverá prorrogação do Renda Básica Temporária até a chegada da vacina. Além disso outros programas como Supera Mais e Empresa Cidadã serão mantidos.

“Além de fazer toda a diferença para quem precisa botar comida na mesa e comprar medicamentos, o Renda Básica estimula a economia da cidade, uma vez que os beneficiados usam o auxílio no comércio local. Os programas de incentivo às empresas, o Supera Mais e o Empresa Cidadã, também serão mantidos até quando for necessário para estimular a economia da cidade”

Axel Grael, prefeito eleito.

O prefeito eleito também falou sobre a continuidade de outros projetos como o programa Morar Melhor e dragagem do canal São Lourenço.

“O Novo Morar Melhor Niterói, um programa de melhorias habitacionais e sanitárias em comunidades, além de gerar emprego e renda para Niterói, com contratação de mão de obra local, vai promover mais qualidade de vida aos moradores e incentivar o setor da construção civil. A retomada da economia terá, ainda, a dragagem do canal de São Lourenço e a implantação do polo logístico e portuário, além do ecossistema de inovação, com apoio às startups e parceria com universidades, e a revitalização do Mercado Municipal”, ressaltou Grael, no processo de transição através de reuniões virtuais.

O prefeito eleito, que testou positivo para Covid-19, segue assintomático, trabalhando em casa, sob orientação médica.

Mulheres na equipe

Giovanna assumirá uma nova pasta no governo Grael. Foto: Arquivo/Ramon Ribeiro

Quatro mulheres estarão à frente da equipe econômica da Prefeitura de Niterói a partir de 2021. O prefeito eleito, Axel Grael, começou a anunciar seu secretariado nesta quinta-feira (3). O grupo de trabalho será coordenado pelo vice-prefeito eleito Paulo Bagueira e contará com o procurador geral do Município, Carlos Raposo.

A frente de programas criados para amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus ficará Giovanna Victer, que deixará a Secretaria Municipal de Fazenda para assumir a nova pasta ainda ser criada como Secretaria de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Economia Criativa.

De acordo com Victer, com a nova estrutura ela deixará o papel institucional que exerce atualmente para coordenar uma retomada econômica da cidade. Segundo a secretária, o projeto de construir essa pasta foi pensado desde a época da campanha, a fim de fortalecer a governança e estabelecer diálogos com todos os setores que envolvem o município, com foco na criação e implementação de projetos.

"Estou muito motivada porque temos em Niterói um escopo muito grande de iniciativas e projetos. Já recebi um roteiro que o prefeito eleito montou e estamos estudando a melhor forma de implementar essas medidas. Temos projetos muito interessantes, como a revitalização do Centro, das calçadas, para fortalecer o comércio local, além da moeda social que o novo prefeito faz questão de implantar em Niterói com microcrédito"

Mestre em Políticas Sociais, Giovanna Victer assumiu a Fazenda de Niterói, substituindo Pablo Villarim, que estava à frente da pasta desde 2017. Antes, ela comandava a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, onde exerceu o cargo desde 2015. Victer se tornou mestre pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics).

Para assumir a Fazenda, Marília Ortiz deixa a Subsecretaria de Planejamento. O time feminino da retomada econômica conta ainda com Ellen Benedetti, que fica no Planejamento, e Cristiane Mara Marcelino, mantida na Controladoria Geral do Município.

“Niterói fez o dever de casa, protegendo a saúde dos cidadãos e atuando de maneira assertiva para minimizar o impacto da pandemia na economia da cidade. No entanto, sabemos que os próximos meses serão desafiadores e, mais do que nunca, precisaremos de planejamento e gestão rigorosa. Por tudo que foi feito nos últimos anos, Niterói tem condições de sair à frente. Confio plenamente na capacidade destas quatro profissionais, de perfil técnico, para viabilizar mais um ciclo de desenvolvimento em Niterói, com sustentabilidade e justiça social”

Axel Grael, prefeito eleito de Niterói

Secretário Executivo

O sociólogo e ex-vereador Bira Marques será o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói no Governo Axel Grael. Formado pela Universidade Federal Fluminense, Bira Marques é especialista em Teoria Política e Processo Legislativo. Ele foi secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói (2013/2015), vereador de Niterói (2015/2018) e secretário municipal de Governo (2018/2019).

“A constituição do gabinete de transição será muito importante para que a futura administração do prefeito Axel Grael tenha o planejamento estruturado das ações para 2021 até o dia 1º de janeiro. A população de Niterói, com a vitória expressiva e retumbante de Axel Grael com 62% no primeiro turno, expressou de maneira inequívoca o desejo de continuidade dos avanços que serão traçados desde já por essa equipe de transição”, ressaltou o prefeito Rodrigo Neves.

Transição no Rio

Ferreirinha é cotado para assumir a Secretaria de Educação. Foto: Divulgação/Alerj

Nascido em São Gonçalo, o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB) está cotado para assumir a Secretaria de Educação no próximo governo do prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM). Procurada, a assessoria do parlamentar informou que ele só se pronunciará oficialmente sobre o convite, nesta sexta-feira (4), às 11h.

Aos 27 anos, Ferreirinha formou-se em Economia e Ciências Políticas na Universidade Harvard (EUA) com bolsa integral por necessidade financeira. É co-fundador de projetos como Formigueiro, Mapa Educação e Acredito.

< Rio receberá a maior fábrica de vacinas da América Latina Brasil registra 175,2 mil mortes por Covid-19 <