Cidades
Residência Inclusiva em novo endereço
Os moradores da Residência Inclusiva acabam de ganhar um novo lar. O novo endereço, no bairro Jardim Catarina, conta com amplo espaço adaptado, recursos humanos e atendimento especializado. O projeto é da prefeitura de São Gonçalo e tem como objetivo estimular a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência que perderam vínculos familiares. O local funciona como uma forma de moradia temporária para romper com a prática do isolamento de pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário.
Segundo a prefeitura, o município foi o primeiro a oferecer o serviço em todo o Estado do Rio de janeiro, em novembro de 2013."O imóvel anterior era extremamente inadequado, pequeno e não dispunha de uma área de convivência, além da dificuldade de locomoção dos moradores. A nova casa conta com um amplo espaço, trazendo mais dignidade aos seus moradores, resgatando e fortalecendo vínculos comunitários, garantiu Marlos Costa, secretário municipal de Desenvolvimento Social.
Como funciona a Residência Inclusiva?
O programa Residência Inclusiva é um serviço de acolhimento institucional, de proteção social especial de alta complexidade para jovens e adultos entre 18 e 60 anos. A unidade tem capacidade para atender até 10 pessoas e conta com uma equipe técnica formada por cuidadores, assistentes sociais, psicóloga, cozinheiras e funcionários administrativos. Na casa são desenvolvidas atividades culturais, além da participação dos moradores nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo realizado no CRAS da proximidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!