Cidades
Rio Bonito terá aporte extra de R$ 400 mil para Saúde
Em tempos de pandemia, a cidade de Rio Bonito terá um aporte extra de R$ 400 mil para o setor de atenção básica na Saúde, este ano.
Os recursos foram reservados numa emenda parlamentar da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS/RJ), que visitou o município nesta terça-feira para encontros com autoridades e empresários locais, principalmente o trade de turismo.
Após o anúncio ocorrido no auditório do centro administrativo da prefeitura pela manhã, Clarissa, o prefeito Leandro Peixe (Republicanos), o vice-prefeito José Américo (PROS) e secretários de diversas pastas acertaram uma reunião técnica em breve para a formatação de um conjunto de projetos viáveis para a cidade, com especial atenção para o turismo.
“Esses recursos para saúde são fundamentais num momento como este, em que a população sofre com a pandemia. Mas meu gabinete está à disposição para uma parceria total. Nas áreas que o município precisar, podemos ajudar com apoio técnico para elaboração de projetos, abrindo portas nos ministérios ou ficando atentos a emendas extraorçamentárias, entre outras coisas”, disse Clarissa.
Turismo
O turismo, em especial, vem sendo encarado pela atual gestão de Rio Bonito como um dos caminhos para se desenvolver a economia da cidade, num eixo que engloba: incremento de turismo rural e de aventuras; criação de um parque municipal ambiental e esportivo onde é hoje a Área de Proteção Ambiental Serra do Sambê; criação de um Circuito da Banana; e implementação de uma Guarda Parque.
No estado, Rio Bonito faz parte da região turística conhecida como Caminhos da Mata, juntamente com Itaboraí, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Por pertencer à classificação C no Mapa do Turismo Brasileiro, o município tem direito a “formalizar instrumentos de transferência voluntária de recursos, para execução de projetos e atividades integrantes do programa Turismo …” (Portaria 39/2017, do Ministério do Turismo).
Acompanhado do prefeito e do vice-prefeito, Clarissa visitou ainda a fábrica de bananada da cidade, responsável por vender o produto para estados do sul do Brasil e exportá-lo para países como Uruguai. A deputada prometeu comparecer à inauguração do futuro portal de entrada da cidade que a anunciará como “a capital da bananada”. Nas conversas, foram abordadas também formas de valorizar o potencial ecoturístico da região.
“Esperamos que essa emenda na saúde seja a primeira parceria de muitas daqui para a frente”, disse o vice-prefeito de Rio Bonito, José Américo, que é do mesmo partido de Clarissa.
Flávio Azevedo, diretor da Rio Bonito Convention & Visitors Bureau - uma associação de empresários ligados direta ou indiretamente ao turismo local - ressaltou a importância do Poder Público para desenvolver cidades como Rio Bonito, que, apesar de ter muitos recursos naturais e uma localização privilegiada, ainda precisa de uma infraestrutura melhor.
“As pessoas vão começar a valorizar experiências diferentes daqui para a frente, e Rio Bonito tem uma coisa boa a oferecer: sua localização é privilegiadíssima, perto da capital e da Região dos Lagos. Cada vez mais as pessoas vão querer estar perto da natureza, fazer turismo ecológico e rural. Mas também vão querer infraestrutura, como pousadas e restaurantes”, disse Clarissa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!