Monkeypox

Rio confirma dois novos casos de varíola dos macacos na capital

Até agora, 17 casos suspeitos já foram descartados

Doença deixa marcas pelo corpo
Doença deixa marcas pelo corpo |  Foto: Reprodução / Internet
 

A Prefeitura do Rio confirmou mais dois casos de varíola dos macacos na cidade. Os pacientes são dois homens, de 25 e 30 anos, sem histórico de viagem internacional ou contato próximo com viajantes.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na noite desta quinta-feira (23) e confirmada ao ENFOCO na manhã desta sexta (24).

Os dois estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), por meio da Coordenação de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) e assistidos pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) da Fiocruz.

O município tem, até o momento, três casos confirmados da doença. Todos apresentam boa evolução clínica, seguem em isolamento domiciliar e em monitoramento diário, assim como os seus contatos próximos que não apresentaram sintomas, segundo a pasta em comunicado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou à reportagem que, até esta quinta (23), foram realizadas 21 notificações de casos suspeitos de monkeypox (varíola do macaco) no estado do Rio de Janeiro. 

Até o momento, quatro casos foram confirmados (dois pacientes residentes no município do Rio, um paciente residente em Maricá e outro de Londres que chegou ao Rio) e 17 foram descartados.

"Importante ressaltar que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais", esclarece.

< Motorista de aplicativo é preso suspeito de estuprar passageira Candidato morre durante prova física para a Polícia Civil do Rio <