Alerta
Rio confirma primeiro caso de variante da Covid-19
Ômicron EG.5 foi detectada na capital pela Fiocruz
A Fiocruz confirmou o primeiro caso da nova variante Ômicron EG.5 na cidade do Rio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa linhagem da doença foi classificada como uma variante de interesse (VOI) no início do mês. A OMS têm acompanhado sua evolução em alguns países como Canadá, Colômbia, Costa Rica e Estados Unidos.
O secretário de Saúde da capital, Daniel Soranz, reforçou através das redes sociais o pedido para a imunização da população.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio confirma o primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5 (covid-19) na cidade, atestada pelo laboratório de sequenciamento genético da Fiocruz.
A pasta afirma que trata-se de um paciente do sexo masculino, de 46 anos, que apresentou sintomas leves, manteve isolamento domiciliar e não apresenta mais sintomas. Ele não tem histórico de viagem, o que indica que há transmissão local dessa linhagem.
O paciente não havia tomado a dose de reforço com a bivalente contra Covid-19, o que reforça a recomendação da SMS para que todas as pessoas maiores de 12 anos realizem a dose de reforço, que mantém a proteção contra casos graves da variante Ômicron.
A secretaria disse ainda que a cidade do Rio alcançou alta cobertura vacinal, atingindo 98% no esquema inicial (primeira e segunda dose). No entanto, a proteção vai caindo ao longo do tempo, o que torna indispensável tomar a dose de reforço.
As vacinas estão disponíveis nas 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e nos postos extras espalhados pela cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!