Saúde

Rio já aplicou mais de 800 mil doses de vacina contra a gripe

Campanha contra a doença vai até o dia 31 de maio

Campanha vai até o dia 31 de maio
Campanha vai até o dia 31 de maio |  Foto: Marcelo Tavares
 

A vacinação contra a gripe já está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade no Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além dos grupos prioritários, podem se vacinar crianças, jovens e adultos, independentemente de terem ou não comorbidades. 

A SMS promoveu, no último sábado (6), o dia D de vacinação contra a gripe. Cerca de 164 mil doses da vacina contra influenza foram aplicadas em quase 600 pontos de vacinação que funcionaram até as 17h em toda a cidade. Ao todo, já foram aplicadas mais de 800 mil doses durante a atual campanha, que vai até o dia 31 de maio. 

A pasta ressaltou que realiza, constantemente, ações de promoção à vacinação, por meio das equipes das unidades de saúde, redes sociais e site, e conta também com a ajuda da imprensa para convocar a população a manter o esquema vacinal em dia.

A vacina contra gripe está disponível de segunda-feira a sábado em 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), e de domingo a domingo no Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo. O SCCV funciona diariamente das 8h às 22h e também oferece drive-thru para atender idosos e pessoas com mobilidade reduzida. 

Niterói

Em Niterói, o primeiro dia de vacinação contra a influenza liberado para a população em geral acima dos 6 meses de idade movimentou os postos de saúde. A prefeitura ampliou o público-alvo para a vacina. Na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil, houve grande procura até perto das 16h. Só nesta segunda-feira (8), a unidade aplicou quase mil doses. A vacinação está sendo realizada em 37 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, com entrada nos postos até às 16h30.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destaca a importância da vacinação contra a gripe.

“Sabemos que nessa época do ano é natural que haja um aumento na manifestação das doenças respiratórias. Uma das medidas importantes nesse período é a imunização contra a influenza. A vacina evita complicações que levam a internações e mortes. Aqui em Niterói, estamos intensificando a campanha, orientando que as pessoas procurem os postos de saúde o quanto antes para receber a dose”, pontuou a secretária.

Isabel Pereira, de 56 anos, tomou a vacina nesta segunda e falou sobre a importância de estar protegida.

“Hoje o clima está uma bagunça só. Faz frio quando não é para fazer e vice-versa. E com isso, a gente vê tanta doença surgindo. É importante que tomemos as vacinas, que temos disponíveis gratuitamente, elas nos ajudam a nos proteger melhor”, conta Isabel.

São Gonçalo

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo liberou, a partir desta terça-feira (9), a vacinação contra gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, incluindo crianças, jovens e adultos, independentemente de terem comorbidades ou não.

No último sábado (6), Dia D da Campanha de Vacinação, São Gonçalo vacinou 4.311 pessoas da população em geral contra a gripe, 0,67% do grupo formado por 638.945 gonçalenses. Grupos prioritários continuarão sendo vacinados.

O imunizante está disponível para todos os grupos prioritários em 46 unidades de saúde de segunda a sexta, das 8h às 17h. E aos sábados, a vacinação acontece nas clínicas da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, e Gonçalense do Mutondo, das 8h às 12h. 

< Atacante do Fla é investigado por fraude em carteira de motorista A Grande Conquista: confira os 10 famosos que vão para a 'Mansão' <