Cidades

Rio Macacu em nível crítico

Há pelo menos dois meses, a população de Niterói vem sofrendo com a falta d’água em diversos bairros do município. A ausência de chuvas em todo o país está provocando escassez em diversos pontos, deixando muita gente sem o fornecimento regular.

O sistema Imunana-Laranjal, que fornece água para toda a região de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, além da ilha de Paquetá, é abastecido pelo rio Guapi-Macacu, localizado em Cachoeiras de Macacu. A nossa equipe teve acesso a algumas fotos do leito do rio, que apresenta nível de água extremamente baixo, comprometendo todo o sistema.

A Águas de Niterói, que garante o fornecimento para mais de 2 milhões de pessoas, informou que a construção de uma barragem é a solução para resolver a questão.  Em nota, a concessionária disse que o projeto já está pronto, e que a implantação é uma das condicionantes exigidas pelo governo do Estado quando concedeu a licença de instalação do Comperj à Petrobras, que assumiu a responsabilidade da construção.

A empresa garante que tem implantado ações operacionais para minimizar o impacto para a população, e ressalta a importância de continuar usando água de maneira consciente até que a situação seja normalizada. Com a proximidade do verão, as temperaturas estão se elevando, o que faz o consumo aumentar bastante. Para a concessionária, a perspectiva é que nesse verão a ocorrência de chuvas seja acima da média, regularizando os níveis dos rios.

< Operação de combate ao "Gato Net" no Rio de Janeiro O tempo vai mudar neste fim de semana <