Saúde

Rio, Niterói e SG promovem 'Dia D'; saiba quem pode se vacinar

A proteção é contra a gripe e o sarampo.

Crianças são vacinadas em São Gonçalo
Crianças são vacinadas em São Gonçalo |  Foto: Marcelo Tavares
  

As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá aderiram a campanha do dia 'D' de vacinação contra a gripe e sarampo neste sábado (30). De acordo com o Ministério da Saúde podem se vacinar os profissionais da saúde, idosos e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Segundo o Ministério da Saúde os casos de gripe registrados nos primeiros três meses de 2022 já são mais da metade de todo o ano passado.  Em 2019, antes da pandemia, 24,5% dos casos notificados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada por Influenza, foram em crianças menores de 6 anos, sendo que 1.797 precisaram de internação.

De acordo com autoridades de saúde o Brasil não consegue atingir a meta de vacinação das crianças contra a gripe há anos. No ano passado, só quatro estados conseguiram imunizar pelo menos 90% dos menores de cinco anos: Amapá, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina. Em 2021, o total de vacinados nessa faixa etária no país não chegou a 77%.

Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-RJ) realiza neste sábado (30/04) o dia D de vacinação dos idosos contra a gripe e das crianças de seis meses a 4 anos contra a gripe e o sarampo. Mais de 430 pontos de vacinação serão disponibilizados para atender a população, entre unidades de Atenção Primária e postos extras, das 8h às 17h (alguns locais extras, por questões operacionais, fecharão às 16h).

Os casos de gripe registrados nos primeiros três meses de 2022 já são mais da metade de todo o ano passado
Os casos de gripe registrados nos primeiros três meses de 2022 já são mais da metade de todo o ano passado |  Foto: Ascom Rio
  

A relação com os endereços dos pontos de vacinação e com informações sobre as vacinas disponíveis em cada local pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde, no link.

Niterói

A Prefeitura de Niterói vai promover o dia D de vacinação contra a gripe e contra o sarampo para pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da Saúde a partir de 18 anos que ainda não receberam a dose este ano. A imunização estará disponível nas unidades da rede básica de saúde, das 8h às 16h. Neste dia não haverá imunização contra a Covid-19.

Para receber a dose, é preciso comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Após o Dia D, a imunização continuará disponível de segunda a sexta-feira, nas Policlínicas e Unidades Básicas, das 8h às 16h.

Confira os locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional de Piratininga; Policlínica Regional do Largo da Batalha e Policlínica Regional da Engenhoca.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Centro.

Programa Médico de Família (PMF) da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Ititioca, Ponta d'Areia, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Atalaia, Alarico, Várzea das Moças, Cantagalo, Cafubá I, Cafubá III, Coronel Leoncio, Caramujo, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Palácio, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viradouro e Vital Brazil.

São Gonçalo

Neste sábado (30), mesmo com o Dia D de vacinação contra o sarampo, gripe e covid pediátrica, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar contra o coronavírus todos os maiores de 12 anos nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 17h. Para as crianças de 5 a 11 anos, há 67 locais disponíveis para a vacinação contra o coronavírus, das 8h às 17h. É preciso chegar 1 hora antes do encerramento do atendimento.

Maricá

Em Maricá o Dia “D” de vacinação contra a Influenza (gripe) e Sarampo acontecerá em 23 Unidades de Saúde da Família (USF) e na Escola Municipal Romilda Nunes, em Inoã, das 9h às 16h.

Podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde da rede pública e privada de qualquer idade e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Importância da vacinação

O infectologista da Jose Pozza, da Universidade Federal do Rio, alertou para importância da vacinação.

Sarampo era uma doença que estava erradicada no país justamente por causa da vacinação. Com a queda de cobertura vacinal tivemos uma recirculacão de Sarampo, inicialmente de uma cepa vinda da Venezuela.
  

Quanto a influenza o especialista explica que é importante as pessoas entenderem que a vacina é feita com os vírus que circularam no ano anterior, então se o vírus que circula esse ano for diferente as pessoas podem ter quadro gripal, mas temos uma proteção cruzada entre vírus influenza é mais importante a proteção contra H1N1.

A mãe, Rebeca Silva de 25 anos que levava o filho de dois anos para vacinar em um posto no Centro de São Gonçalo também comentou sobre a importância da vacinação

“Meu fillho nunca ficou doente, então isso pra mim são os benefícios das vacinas, quando ele cai gripado não fica arriado, logo melhora, nunca ficou internado", comentou.

< Justiça autoriza Gabriel Monteiro a fiscalizar hospitais sem aviso prévio Brasileiros revelam quanto gastam por mês com amantes <