Cidades

Rio prorroga medidas restritivas até 9 de agosto

Imagem ilustrativa da imagem Rio prorroga medidas restritivas até 9 de agosto
|  Foto: Foto: Pedro Conforte
Bares e restaurantes podem fica abertos apenas para clientes sentados. Foto: Arquivo/ Pedro Conforte

A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou as medidas restritivas na cidade até o dia 9 de agosto. As orientações foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (23).

De acordo com o decreto, permanecem suspensos: o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança; e a realização de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares.

Nos bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres fica permitido o consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de 1,5m entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes.

Já nas academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico ficam permitidas as aulas em grupos, com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada quatro metros quadrados.

As atividades comerciais e de prestação de serviços localizadas no interior de shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas, bem como as atividades de museu, biblioteca, cinema, teatro, casa de festa, salão de jogos, circo, recreação infantil, parque de diversões, temáticos e aquáticos, pista de patinação, entretenimento, visitações turísticas, aquários, jardim zoológico, apresentações, drive-in, feiras e congressos, exposição e evento autorizado deverão observar com rigor: o atendimento às medidas permanentes e variáveis de proteção à vida; a vedação de formação de aglomerações e filas de espera e a capacidade de lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos, além do o distanciamento mínimo de 1,5m entre os participantes.

As atividades em casas de espetáculo e concerto e as apresentações artísticas em espaços de evento também deve seguir os protocolos sanitários de segurança, além de vedar a formação de filas de espera e de aglomerações na entrada e saída.

O não cumprimento das medidas podem acarretar multa de R$ 562,62. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Ordem Pública do município.

< Olimpíadas: vôlei brasileiro estreia em duas modalidades nesta sexta Câmeras flagram roubo em loja de shopping no Centro de Niterói <