Cidades

Rio vai retomar vacinação nesta sexta, confirma Paes

Imagem ilustrativa da imagem Rio vai retomar vacinação nesta sexta, confirma Paes
|  Foto: Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Rio vai retomar vacinação nesta sexta (13). Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou que a vacinação por idade contra o coronavírus será retomada nesta sexta-feira (13). O calendário estava suspenso desde quarta-feira (11) por falta de doses.

Na publicação, Paes disse que com as doses que a cidade vai receber nesta quinta-feira (12) consegue garantir o calendário e vacinar nesta sexta (13) o público de 24 anos e, no sábado (14), pessoas com 23 anos.

Ainda na publicação, o prefeito disse que espera que mais doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde, para não haver novos atrasos no calendário.

Vacinas

Sobre a chegada das vacinas, a secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que recebeu informações do serviço de logística do Ministério da Saúde (MS) sobre a previsão de chegada de uma nova remessa de doses de vacinas contra Covid-19 para o estado do Rio nesta quinta-feira (12).

De acordo com o informe, estão sendo enviadas 390.650 doses de vacinas, sendo 239.720 de Coronavac e 150.930 de Pfizer.

Variante Delta

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município do Rio tem, até o momento, 67 casos da variante Delta identificados. A pasta também atentou que o município tem cerca de 80 mil pessoas atrasadas em relação à data que deveriam tomar a segunda dose (D2).

Segundo a secretaria, é importante diferenciar quem ainda está dentro do prazo para a D2, aguardando a data de retorno anotada no comprovante de vacinação, daqueles que passaram da data e realmente estão atrasados.

A SES informou que o município realiza o monitoramento das coberturas e faz buscas ativas para convocar aqueles com D2 atrasada para comparecerem ao posto de vacinação. Entre as causas mais frequentes para o atraso no retorno para aplicação da D2 estão o esquecimento da data agendada, algum efeito adverso ou doença que impeça de tomar a nova dose, segundo a secretaria.

< Defesa de Flordelis pede Habeas Corpus para evitar prisão preventiva Botafogo divulga quarto uniforme com homenagem ao Rio de Janeiro <