Logo Enfoco


    Educação

    Abertas 50 mil vagas para Ensino Médio à distância no Rio

    Matrículas abrem nesta segunda-feira (28)

    Publicado 27/07/2025 às 12:57 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Formação é oferecida pela Fundação Cecierj
    Formação é oferecida pela Fundação Cecierj |  Foto: Divulgação / MCTIC

    O Governo do Estado do Rio abre, nesta segunda-feira (28), as matrículas para o Ensino Médio na Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos. O ensino é oferecido no modelo semipresencial, permitindo que os alunos organizem seus estudos conforme sua rotina e disponibilidade, diferente do sistema tradicional de aulas fixas.

    Ao todo, estão sendo ofertadas 50 mil vagas nas 59 unidades espalhadas por todo o estado do Rio. As escolas são administradas pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

    "Estamos ampliando o acesso à educação de forma inclusiva com o Ensino Médio à Distância, um modelo que respeita a rotina e as necessidades de quem busca concluir os estudos. A Rede CEJA é fundamental para transformar vidas, oferecendo não só ensino de qualidade, mas também acolhimento e suporte aos nossos jovens e adultos. Educação é a base para o desenvolvimento do nosso estado e a chave para abrir portas para um futuro melhor para todos os fluminenses", declarou o governador Cláudio Castro.

    Para facilitar o acesso às plataformas de aprendizagem, os alunos da Rede CEJA têm direito a um chip gratuito de internet. A medida visa apoiar o processo de ensino e reduzir a evasão escolar nos programas mantidos pela Fundação Cecierj, garantindo a todos uma conexão de qualidade. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.

    Ensino com acolhimento 

    Mais do que concluir o ensino médio, a Rede CEJA oferece ambiente acolhedor e o suporte contínuo, fundamentais para quem enfrenta desafios como trabalho, família ou distância dos estudos.

    "O formato combina autonomia no aprendizado com o suporte pedagógico necessário. Nas escolas há sempre o apoio de uma equipe de professores capacitados para auxiliar os alunos. A conclusão do ensino básico, através do CEJA, abre portas para o ingresso no ensino superior e melhores oportunidades no mercado de trabalho", destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.

    Com flexibilidade, suporte pedagógico e acesso digital garantido, a rede transforma barreiras em pontes para o futuro. Foi o caso da Adriana de Sousa, de 22 anos, que concluiu os estudos na rede e foi aprovada para a graduação em Pedagogia.

    "Quando engravidei e precisei conciliar maternidade, trabalho e estudos, decidi me matricular no CEJA. Encontrei não apenas estrutura, mas também incentivo. Os professores diziam: ‘termina o estudo aqui e vai para o CEDERJ!’. Foi o que fiz. Quando recebi o resultado, fui pessoalmente contar a eles, que vibraram muito comigo", conta a jovem.

    O processo de matrícula para as vagas EaD é dividido em duas etapas. A primeira deve ser feita neste site. Após a pré-matrícula online, o candidato deve comparecer à escola escolhida levando os documentos exigidos para a confirmação da vaga. Para se inscrever no ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos. Mais informações estão disponíveis aqui.

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Fim de semana repleto de música e arte em Itaboraí

    Relacionados em Rio