Elite

Acabou! Saiba quem são as favoritas ao título do Carnaval

Apuração acontece na tarde da próxima quarta-feira (14)

Unidos da Viradouro riscou o chão da Marquês da Sapucaí na noite da última segunda-feira (12)
Unidos da Viradouro riscou o chão da Marquês da Sapucaí na noite da última segunda-feira (12) |  Foto: Péricles Cutrim

A segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Rio aconteceu nesta segunda-feira (12), na Marquês de Sapucaí. Das cotadas para levantar o troféu de campeã estão Imperatriz, Viradouro, Vila Isabel e Portela. Apesar dos problemas, Mangueira corre por fora. 

Sob gritos de campeã, a Viradouro, escola de Niterói, última a desfilar, quando o dia já estava amanhecendo, veio forte para disputar o seu terceiro título na elite do carnaval. 

Leia+: Mocidade abre desfiles desta 2ª; Viradouro fecha! Veja ordem

Leia+: Em busca do bi, Imperatriz fecha a primeira noite sob aplausos

Leia+: Jornalistas da Globo assumem namoro na Marquês de Sapucaí

A vermelho e branco fechou a festa na Avenida com o enredo  'Arroboboi, Dangbé', assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, que retrata a energia do culto ao vodum serpente, uma força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé.

  • Acabou! Saiba quem são as favoritas ao título do Carnaval
  • Acabou! Saiba quem são as favoritas ao título do Carnaval
  • Acabou! Saiba quem são as favoritas ao título do Carnaval
  • Acabou! Saiba quem são as favoritas ao título do Carnaval

A frente da bateria do Mestre Ciça, ela! Erika Januza deu um show na Avenida, com a fantasia de Takará, a arma característica de Vodum Dan. Ao lado da diva, o Mestre Ciça veio de Alufá Licutan, um dos líderes da Revolta dos Malês.

A escola veio recheada de cores neon e led colorido, usando a iluminação especial da Sapucaí para brilhar na Avenida.

Ainda durante a noite, os desfiles tiveram início às 22h, com a Mocidade Independente de Padre Miguel abrindo os caminhos com o enredo 'Pede caju que dou… Pé de caju que dá', assinado por Marcus Ferreira, trazendo lendas e curiosidades sobre o caju. 

Em um ritmo animado, a comunidade cantou a plenos pulmões um dos sambas mais escutados do ano. A escola de Padre Miguel resgatou uma brasilidade tropical que fez a Sapucaí inteira tirar o pé do chão.

Um dos destaques da agremiação foi a musa Jojo Todynho, que desfilou com a fantasia ‘Tesouro do Polvo Sagrado’.

Logo depois, a Portela, atual escola do Rio com mais títulos, tomou a Avenida com as cores azul e branco. A agremiação de Madureira apresentou o enredo 'Um defeito de cor', assinado pelos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues. 

A missão da águia na passarela foi baseada no romance da escritora Ana Maria Gonçalves, traçando os caminhos da história da mãe Preta, Luíza Mahin. No ano passado, a escola, que comemorava seu centenário, ficou em 10° lugar. Esse ano, a Portela tenta mudar o histórico de decepções do ano passado. 

A Vila Isabel apostou em uma reedição do enredo de 1993, 'Gbala - Viagem ao Templo da Criação'. Paulo Barros trouxe para a Avenida a relevância das crianças na construção de um mundo melhor. 

A carismática Sabrina Sato esbanjou realeza com a fantasia baseada na corrente sanguínea, simbolizando o coração da bateria de Macaco Branco. A escola tirou suspiros da avenida, com fantasias luxuosas.

A Mangueira mostrou que no palácio da comunidade existe uma rainha que será insubstituível: Alcione. A Marrom foi tema do enredo deste ano, assinado por Annik Salmon e Guilherme Estevão. Ela veio no último carro da escola.

O enredo da agremiação trouxe a história da artista desde o início, quando sonhava em trabalhar no meio musical, até o momento em que ela vira referência para milhares de crianças que fazem parte da escola mirim que fundou no Morro da Mangueira. 

O desfile teve presença de personalidades como Maria Bethânia, Lázaro Ramos, Humberto Carrao, Taís Araújo e Regina Casé. Mas apresentou problemas, como o atraso de um dos carros que gerou um buraco na escola próximo a cabine dos jurados. 

A penúltima escola a desfilar foi a Paraíso da Tuiuti, que trouxe o enredo  'Glória ao Almirante Negro!', assinado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos. 

A agremiação encarou a missão de trazer para a Avenida a história  do marinheiro João Candido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, em 1910.

Agora, a expectativa gira em torno da apuração, que acontece nesta quarta-feira (14), às 16h.

< Ivete Sangalo enfrenta problemas com trio elétrico; vídeo Capa 13-02 <