Acordo
Alunos da Uerj são convocados para reunião sobre auxílios
Instituição relatou que sala da reitoria foi invadida e pichada
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte do Rio, convocou uma reunião com seus alunos para discutir as novas regras dos auxílios estudantis, que entraram em vigor em agosto. O encontro está agendado para esta segunda-feira (29).
A universidade criou uma comissão para dialogar com os estudantes que se opõem às mudanças nos critérios para o recebimento dos auxílios. Entre os pontos de discordância estão os cortes no auxílio-alimentação e os atrasos nos pagamentos. Os alunos também expressam insatisfação com a redução do auxílio-material, que sofrerá um corte de 50%.
Leia +: Alunos da Uerj picham reitoria contra cortes e atrasos de bolsas
A reitoria da Uerj relatou que, na sexta-feira (26), a sala da reitoria foi invadida e pichada com pedidos de afastamento da atual reitora, Gulnar Azevedo, que havia prometido manter os pagamentos em dia durante sua campanha eleitoral. O ato incluiu também a depredação de móveis.
A nova normativa estabelece que a bolsa permanência será restrita a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, uma redução significativa em relação ao limite anterior de até um salário mínimo e meio.
A Uerj justificou a divulgação das novas regras nesta época para que os alunos fossem informados antes das inscrições em disciplinas, com as novas medidas começando a valer a partir de setembro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!