Recuperação

Atriz Claudia Alencar é transferida para clínica de reabilitação

Previsão de alta é para daqui a 30 dias, segundo médica

Atriz foi internada no dia 17 de dezembro do ano passado
Atriz foi internada no dia 17 de dezembro do ano passado |  Foto: Reprodução/Instagram

Claudia Alencar, aos 73 anos, foi hospitalizada em 17 de dezembro devido a uma infecção bacteriana e, recentemente, transferida da Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, para a Placi Cuidados Extensivos Barra. De acordo com a gerente médica do Placi, Priscilla Ferreira, Claudia receberá os cuidados necessários no novo local.

"A Sra. Claudia Gomes Alencar foi transferida para uma unidade especializada em reabilitação, Placi Cuidados Extensivos Barra. Está sob os cuidados de um time interdisciplinar com médicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, nutricionista e enfermagem, sendo submetida a um programa para controle de dor e recuperação de força muscular, visando a plena independência e retorno às suas atividades diárias. Já é capaz de caminhar sob supervisão. Existe expectativa de atingimento de metas em menos de 30 dias”.

Leia +:  Cantora passa por cirurgia de emergência e cancela-shows

Leia +: Atriz Claudia Alencar é internada no Rio: 'Situação é grave'

A mudança ocorreu porque, conforme explicado pela médica, Claudia Alencar não precisa mais dos serviços de um hospital de alta complexidade.

"Ela já cumpriu toda a etapa de tratamento agudo em hospital geral. Os antibióticos foram finalizados, todo o tratamento cirúrgico e acompanhamento por imagem foi concluído, e agora ela está em um estágio do processo de recuperação que se beneficia da transferência para um hospital de transição especializado na reabilitação”, relatou a médica para o site "Gshow".

A paciente continuará sob os cuidados da mesma equipe médica. "Um time de profissionais especializados, foi oferecido, neste processo de cuidado (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, nutricionistas, psicólogos e equipe de enfermagem) e conta com ginásio de reabilitação equipado, um solário em área externa que facilita os processos de reabilitação ao ar livre, além de espaços de convivência com familiares, que aceleram essa etapa da recuperação”.

Priscila explicou que Claudia Alencar não mudou de equipe médica. Neste estágio de seu tratamento, ela não requer mais os recursos de um hospital agudo de alta complexidade, com especialistas e cirurgiões.

"O ambiente que ela precisa é de reabilitação, com profissionais mais voltados para essa disciplina. Por isso, a decisão de vir para um hospital de transição. Exatamente por ser bem cuidado no hospital de agudos, criou-se a oportunidade de suportar um programa de reabilitação mais intensivo, que vise rapidamente o retorno às atividades normais do dia a dia”.

Atualmente, Claudia está consciente, interagindo e participando ativamente das sessões de reabilitação, demonstrando excelente progresso. Dependendo da evolução de sua recuperação, a alta médica pode ser antecipada para antes de 30 dias.

"Ela está em um programa de controle de dor e de reabilitação de marcha. Já é capaz de caminhar com supervisão”.

Recordando seu histórico recente, Claudia foi submetida a uma cirurgia na coluna vertebral pouco antes do Natal para tratar uma infecção estafilocócica.

Seu último trabalho na Globo foi uma participação na novela "Rock Story", em 2016. Um de seus papéis mais notáveis foi na novela "Fera Ferida", de Aguinaldo Silva, quando interpretou a icônica "mulher de branco".

< Ministro da Justiça mantém presença da Força Nacional no Rio Bebê 'foge' de casa e é encontrado ao lado de cachorro caramelo <