Adeus
Atriz Lucia Alves morre aos 76 anos no Rio
Artista lutava contra um câncer no pâncreas

A atriz Lucia Alves morreu nesta quinta-feira (24), aos 76 anos, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio. Ela estava internada havia 10 dias, tratando um câncer no pâncreas diagnosticado em 2022. A informação foi confirmada por parentes.
Lucia passou mal no domingo (13), com falta de ar. Foi levada ao Centro de Emergência Regional do Leblon, onde recebeu oxigênio, e depois transferida para o hospital particular. Segundo a equipe médica, ela ficou entubada e sedada desde a internação.
Nascida em 1948 no Rio, Lucia começou a carreira na televisão em 1969, na novela “Enquanto Houver Estrelas”, da extinta TV Tupi. No mesmo ano, foi para a TV Globo, onde interpretou a personagem Geralda em “Verão Vermelho”.
Entre os papéis mais lembrados está a índia Potira da novela “Irmãos Coragem”. Em depoimento ao Memória Globo, ela contou uma história curiosa sobre esse trabalho.
“Veio escrito ‘Jeromo’ no texto, um erro. Mas eu li e comecei a chamar o Jerônimo de 'Jeromo'. Deu certo, o público adorou”, disse a atriz.
Lucia Alves também atuou em novelas como "O cravo e a rosa", "Barriga de aluguel", "O fim do mundo", entre outras. Recentemente, a atriz deu uma entrevista para a coluna "Play", do jornal "O Globo", e relembrou o trabalho na novela "Helena", que entrou no catálogo do Globoplay, e falou do tratamento contra o câncer.
Lucia também atuou em várias minisséries, seriados e programas especiais. No cinema, foi premiada como melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília em 2004, pelo filme “Bendito Fruto”, dirigido por Sérgio Goldenberg.
A Casa de Saúde São José divulgou nota lamentando a morte e se solidarizando com familiares, amigos e fãs.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!